Politica

Hélio Costa quer Lula em comício na capital

Estado de Minas
postado em 06/08/2010 12:01
PMDB e PT preparam a primeira aparição oficial de Hélio Costa (PMDB), candidato ao governo de Minas Gerais, e de seu vice, Patrus Ananias (PT), ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenciável Dilma Rousseff (PT).

Lula visitará o câmpus da Universidade Federal de São João del Rei, em Divinopólis, no Centro-Oeste do estado, que leva o nome de sua mãe, dona Lindu. A intenção da direção das duas legendas é estender a viagem do presidente até a capital mineira, para que ele possa participar de um comício ao lado de Hélio Costa e Patrus.

Essa será a primeira visita de Lula a Minas Gerais desde o início oficial da campanha eleitoral e a segunda de Dilma, que até agora só esteve em Montes Claros, no Norte de Minas. Lula chegará a Divinópolis por volta das 16h. Segundo dirigentes da campanha petista, a vinda de Lula à capital já foi confirmada extra-oficialmente, faltando apenas acertar os detalhes. Em Minas, de acordo com a pesquisa Ibope divulgada semana passada, Dilma tem 12 percentuais de vantagem sobre o candidato do PSDB a Presidência, José Serra, que desde o início da disputa já visitou Divinopólis, Uberaba e Uberlândia (Triângulo Mineiro), Patos de Minas (Alto Paranaíba), Poços de Caldas (Sul de Minas), Betim (região metropolitana) e BH, onde já esteve três vezes.

A previsão da campanha de Costa é de que Lula venha a Minas pelo menos mais três vezes no primeiro turno das eleições, marcado para o dia 3. A partir da próxima semana, Dilma também deve intensificar suas vindas ao segundo maior colégio eleitoral do país (14,8 milhões de eleitores) a partir da próxima semana.

Além dos votos dos mineiros, a vinda da ex-ministra tem por objetivo apoiar a candidatura de Hélio Costa, que aparece a frente nas pesquisas de intenção de voto na disputa com o governador Antonio Anastasia (PSDB), que tenta a reeleição com o apoio do ex-governador Aécio Neves (PSDB), seu principal cabo eleitoral.

Na visita a Divinopólis, o presidente será recepcionado por Hélio Costa e Patrus Ananias, mas nem os dois nem Dilma poderão participar da visita ao campus Dona Lindu, por que se trata de uma agenda oficial do governo. Mas a intenção da campanha de Hélio Costa é já aproveitar a visita para, principalmente, fazer imagens ao lado do presidente, para a estreia do programa eleitoral gratuito na televisão para os candidatos majoritários, que começa no dia 18.

Na quinta-feira, Hélio Costa, que se licenciou do Senado na terça-feira para se dedicar à campanha pelo Palácio da Liberdade, não teve agenda externa. Ele passou o dia no comitê se reunindo com apoiadores e participando de gravações para o programa eleitoral. Ele recebeu também a visita do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PMDB), um dos coordenadores do programa de governo do candidato para a área da cultura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação