Politica

Aécio tenta impedir adversário de se associar a seu nome

Estado de Minas
postado em 06/08/2010 14:10
O ex-governador Aécio Neves (PSDB) acusou na quinta-feira o seu ex-vice, Clésio Andrade (PR), de tentar confundir o eleitor ao montar um escritório do movimento suprapartidário, o "Helécio", em apoio ao candidato do PMDB ao governo de Minas, Hélio Costa, ao tucano na corrida pelo Senado. Informado da inauguração do comitê em Belo Horizonte, marcada para segunda-feira, Aécio disse que seu candidato a governador é Antonio Anastasia (PSDB) e desautorizou a iniciativa do antigo aliado. Enquanto Clésio pretende alastrar o "Helécio" pelo estado, o PSDB ameaça ir à Justiça para impedir o funcionamento do comitê.

O comitê criado por Clésio reúne apoiadores de Hélio, Aécio e do ex-prefeito Fernando Pimentel (PT), que também concorre ao Senado, e de Dilma Rousseff (PT), que disputa a Presidência. Andrade disse que Costa estará na inauguração oficial e contrariou Aécio. "Desautorizo veementemente qualquer tentativa de vincular o meu nome a qualquer candidatura que não seja a do governador Anastasia. Trata-se de uma manobra para confundir o eleitor, uma vez que não há nada em comum entre a minha candidatura e a do adversário".

Em nota, Aécio reforçou que seus companheiros de chapa são Anastasia e o ex-presidente Itamar Franco (PPS), que concorre ao Senado. ;Espero que os responsáveis por essa iniciativa tomem as providências necessárias para que fique clara aos eleitores essa minha posição;, disse.

O apelo do tucano, no entanto, foi ignorado por Clésio. Além de levar adiante o polêmico comitê, o presidente do PR pretende espalhar outros 50 idênticos pelo estado. "Não é uma questão de autorização. Não é coligação, estamos fazendo um movimento livre ele e ele tem um escritório que vai defender essa bandeira. A Constituição permite a liberdade de expressão", afirmou. Clésio se disse livre por não ser candidato e não se importar com a negação de Aécio. ;O Aécio tem uma coligação e tem de respeitar. Eu o conheço bem e sei que é natural dele, até porque se apoiasse seria infidelidade partidária;, disse.

O presidente do PSDB, deputado federal Nárcio Rodrigues, disse que o partido estuda medidas judiciais, caso Andrade insista no movimento. O dirigente classificou a iniciativa de oportunismo e promiscuidade eleitoral. ;Estamos estudando a medida judicial que caberia, mas acho que teríamos chegado ao cúmulo do absurdo se ele inaugurar. O cara ouvir de nós que não queremos essa mistura e insistir é porque realmente quer virar o campeão da bola fora dessa eleição. Título que já tem, mas quer ser hors concours;, disse.

Apoio

O governador Antonio Anastasia afirmou na quinta-feira que vai pedir apoio a todos os 853 prefeitos mineiros, incluindo os que, no plano nacional, estiverem com a petista Dilma Rousseff, mas negou estar dando forças ao chamado Dilmasia. ;Ao contrário. Os prefeitos, ex-prefeitos e vereadores são lideranças políticas municipais importantes. Todos os candidatos, independentemente dos partidos, procuram o apoio dessas lideranças em um primeiro momento e, é claro, também dos eleitores em geral;, afirmou. De acordo com ele, a busca "faz parte do processo democrático". O tucano disse estar sendo bem recebido inclusive por prefeitos que estariam na base do adversário.

Anastasia afirmou, no entanto, que vai trabalhar pelo apoio a José Serra. ;Na nossa base política, na base do PSDB, Democratas, PPS, PTB, continuamos firmes, monolíticos, a favor do nosso candidato e, eventualmente, respeitando aqueles que têm vinculação partidária e que ao nível nacional apoiam a outra candidata, porque aí é um dado partidário deles;.

O tucano recebeu na quinta apoio de artesãos em seu comitê central e prometeu continuar com as parcerias para o setor. Anastasia também falou de sua proposta para a segurança pública. De acordo com ele, o foco é na inteligência das polícias e no aumento do efetivo das polícias Militar e Civil. O governador admitiu a possibilidade de fazer mudanças na estrutura do estado como um todo, mas disse que o foco, por enquanto não é na criação ou extinção de secretarias. ;Temos necessidade de melhorar. A questão, por exemplo, do combate às drogas, merece um reforço. A questão da juventude também, me parece, deve merecer uma atenção maior;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação