Politica

Diminuição de eleitores jovens pode estar relacionada à postura dos partidos, avalia Lewandowski

postado em 06/08/2010 18:55
A diminuição do número de eleitores de 16 e 17 anos nas eleições deste ano pode estar relacionada à falta de ideologia e de conteúdo programáticos dos partidos políticos. A avaliação é do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski.

;É bem verdade que os partidos não são mais ideológicos e programáticos. Muitos interesses da sociedade são canalizados pelas ONGs [organizações não governamentais] e não pelos partidos;, disse o ministro em entrevista exclusiva à Agência Brasil e à TV Brasil. Os jovens hoje são 2,3 milhões de eleitores, número 6,81% menor que há 12 anos.

Na entrevista, o ministro Lewandowski também falou sobre a importância do cidadão na fiscalização de todo o processo eleitoral. Principalmente, na denúncia quanto à compra de votos. ;Quando recebemos representação nesse sentido, agimos com muito rigor. É uma fraude;, disse. ;Mas avançamos bastante. Temos um resultado claro em termos de cassação de registro e de mandato;, completou.

A entrevista vai ao ar na edição de hoje do Repórter Brasil, às 21h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação