Politica

Marina Silva aposta na criatividade para minimizar pouco tempo de televisão

postado em 09/08/2010 07:00
O que cabe em 1 minuto e 17 segundos? É possível surpreender, fisgar votos, gerar burburinho e fazer diferente em 77 segundos? Os coordenadores da campanha e do marketing da candidatura de Marina Silva (PV) à Presidência garantem que sim e prometem a propaganda eleitoral na TV, a partir do próximo dia 17, mais criativa dentre os presidenciáveis. Na tela estarão ilustrações, gráficos, histórias em quadrinhos, os membros da equipe que elaborou o programa de governo de Marina ; um a cada programete ; e uma candidata repaginada e dirigida por Paulo de Tarso Santos, o publicitário que cuidou das campanhas de Lula em 1989 e 1994.

A criatividade na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV passou a ser uma obrigação para o PV, que segue sozinho na disputa presidencial, e que, por essa razão, tem pouco mais de um minuto de propaganda. No bloco de 1 minuto e 17 segundos, Marina vai aparecer com os estudiosos que a apoiam, em desenhos e animações, no seu comitê central em São Paulo. Para as pílulas de 30 segundos ao longo da programação, a coordenação da campanha encontrou uma saída para aumentar a presença da candidata na TV e no rádio. Coordenadores da candidatura confirmaram que uma pílula de 30 segundos será dividida em duas inserções de 15 segundos cada. Assim, em vez de aparecer uma vez a cada dois dias, a propaganda por meio dessas pílulas passa a ter veiculação diária.

O tempo de TV de Marina é sete vezes menor que o da petista Dilma Rousseff, que tem 10 minutos e 26 segundos, e cinco vezes menor que o do tucano José Serra (7 minutos e sete segundos). Por isso a coordenação de campanha e a equipe de Paulo de Tarso se esforçam para oferecer uma linguagem diferenciada, mais objetiva e focada nas propostas de governo da candidata do PV. A expectativa que cerca a propaganda eleitoral de Marina é maior em razão da participação de nomes como o cineasta Fernando Meirelles, que produziu Cidade de Deus e Ensaio sobre a cegueira. Meirelles teve participação decisiva em alguns dos programas que vão ao ar.

A equipe sabe se aproveitar desse burburinho e, por isso, reservou alguns dias de campanha na semana passada exclusivamente para gravar os programetes. No sábado, abriu o comitê em São Paulo para a imprensa acompanhar parte das gravações. Naquele dia, o responsável pelo programa de governo na área de segurança, Luiz Eduardo Soares, participou das gravações. Também estava em estúdio o vice de Marina, Guilherme Leal, que tem participação decisiva sobre o que vai e o que não vai ao ar.

A promessa de Marina e de sua equipe é que o que vai ao ar até 30 de setembro será muito diferente da pressa com que presidenciáveis com pouco tempo na TV, como Eneas Carneiro, morto em 2007, se apresentavam ao eleitor. O bordão ;;Meu nome é Eneas;; e poucas palavras aceleradas eram o que cabia nos poucos segundos na TV, nas três vezes em que Eneas disputou a Presidência. Marina quer ir além: ;;O programa é curtinho, mas é como aqueles bons perfumes: frasquinho pequenininho, mas potente;.

BIOGRAFIA
; Um livro que detalha a história de Marina Silva, consentido pela própria presidenciável, também se transformou num importante instrumento de divulgação da candidatura do PV. O primeiro lançamento da biografia Marina ; a vida por uma causa, cuja autora é a jornalista Marília de Camargo César, foi feito na tarde de ontem, em Fortaleza (CE), com a presença de Marina. Marília e Marina são amigas e partilham da fé pentecostal. O livro está sendo publicado pela Editora Mundo Cristão, do segmento evangélico. No roteiro da campanha de Marina à Presidência, estão previstos lançamentos do livro em diferentes cidades. Hoje à noite é a vez de São Paulo. O lançamento será no Conjunto Nacional.

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