Politica

Presidenciáveis falam sobre o que pretendem fazer na área do agronegócio

postado em 09/08/2010 10:02
Brasília - A Associação Brasileira de Agribusiness (Abag) promove hoje (9/8) em São Paulo o 9; Congresso Brasileiro de Agribusiness, com o tema Cenários 2011: Comunicação e Governança. Durante o evento, serão apresentados vídeos, de até 20 minutos, em que os três principais candidatos à Presidência da República - José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) ; falarão sobre o que pretendem fazer em relação a seis pilares fundamentais definidos para o setor.

Segundo o coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getulio Vargas, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, representantes do agronegócio elaboraram um documento, entregue aos candidatos, explicando esses seis pilares.

O primeiro deles é a questão da renda dos produtores rurais, condicionada, segundo Rodrigues, a uma política eficaz de crédito rural e preços mínimos e ao fortalecimento do agricultor por meio do cooperativismo. Em seguida, vem a questão da infraestrutura logística, com a prioridade, entre as obras já previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), daquelas que influenciem o escoamento da produção.

O terceiro pilar é a tecnologia. O setor pede que seja regulamentada a ampliação das parcerias entre empresas públicas, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e privadas. Depois aparece a defesa sanitária, onde é reivindicada agilidade na efetivação de acordos internacionais na área e registro de novas moléculas utilizadas na agricultura.

A política comercial é o quinto pilar, com prioridade para acordos bilaterais, deixando os exportadores menos dependentes das negociações dentro do Mercosul. Por último, Rodrigues explica que é preciso uma institucionalização do setor dentro do governo. Segundo ele, há uma política pública, no Ministério da Agricultura, mas seus instrumentos estão divididos por vários ministérios.

;Queremos uma estratégia de governo para o agronegócio. É preciso uma coordenação para a agricultura, com os vários ministérios trabalhando nesse plano de governo;, afirmou. Para o ex-ministro, todos esses pilares devem estar ;empacotados sob o tema da responsabilidade ambiental;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação