Politica

Em BH, Dilma classifica a oposição de "pessoal do pessimismo" enquanto Lula visita o interior

À noite, dupla participou de comício

Alice Maciel
postado em 11/08/2010 07:46
Belo Horizonte e Divinópolis (MG) ; A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, insinuou ontem que o adversário José Serra (PSDB) não vai cumprir a promessa de dobrar o programa Bolsa Família e chamou a oposição de ;pessoal do pessimismo, que sempre acha que o Brasil pode menos;. A ex-ministra disse que Serra fez promessas para o Bolsa Família, mas, quando administrava o estado de São Paulo, reduziu os programas de transferência de renda. ;Falar de eficiência sem mostrar o que já fez é muito fácil. Daqui para a frente, vamos avaliar o que as pessoas fizeram;, completou.

Dilma fez corpo a corpo ontem no Centro de Belo Horizonte (MG), ao lado do seu vice, Michel Temer (PMDB), do candidato ao governo do estado Hélio Costa (PMDB), do vice dele, Patrus Ananias (PT), e do candidato ao Senado Fernando Pimentel (PT). Eles cumprimentaram eleitores e fizeram uma parada em um dos pontos tradicionais da capital, o Café Nice. Depois visitaram o Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação.

Ao lado de Michel Temer, Fernando Pimentel e Hélio Costa, Dilma toma um cafezinho em Belo HorizonteA petista ressaltou que o país mostrou que pode crescer sem inflação e com reajuste do salário mínimo e também fez questão de citar o programa Minha casa, minha vida, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um dos principais motes da campanha da candidata. Ela prometeu, se eleita, financiar em torno de R$ 2 milhões de novas moradias no estado.

Elogio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem, em Minas Gerais, tudo o que os seus adversários não gostam e, ainda por cima, foi elogiado por um integrante do principal partido de oposição, o PSDB. Em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, Lula inaugurou obras, criticou antecessores, viu o ministro das Cidades, Márcio Fortes, anunciar R$ 6 milhões para o PAC do Asfalto e foi chamado de ;orgulho de todos nós, patriotas do Brasil;, pelo prefeito tucano Vladimir Azevedo.

Na cidade, Lula inaugurou prédios do câmpus da Universidade de São João del-Rei, batizado de Dona Lindu, mãe do presidente. A agenda incluiu ainda a entrega de 102 casas do programa Minha casa, minha vida e a assinatura de contrato para a construção de outras 311 moradias da mesma iniciativa.

Ao discursar, mais uma vez em tom de despedida, o presidente disse que, ao assumir o cargo em 2003, tinha medo de não acertar na condução do país. ;Se fosse alguém da elite e errasse, não teria problema. Depois do mandato, iria para o exterior e, quando voltasse, ninguém mais se lembraria de nada. Mas se um metalúrgico errasse, demoraria muito para que outro vencesse as eleições;, argumentou. ;Falei isso para o Barack Obama (presidente do Estados Unidos), que é negro e, se errasse, outro demoraria para vencer, e para o Evo Morales (presidente da Bolívia), que e índio;, acrescentou o presidente. Lula disse ainda ter agradecido a Deus por não ter sido eleito quando disputou a Presidência da República em 1989. ;Eu era novo e mais radical do que quando assumi em 2003;, afirmou.

À noite, em Belo Horizonte, estava prevista a participação de Lula no primeiro grande comício da coligação Todos Juntos por Minas, da chapa encabeçada pelo ex-ministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB), candidato ao governo do estado. O presidente chegou ao evento por volta das 20h30, mas, até o fechamento desta edição, ainda não havia discursado.

Às 13h do dia 13, 13 compromissos


; Uma reunião ontem definiu que os 13 compromissos da campanha de Dilma Rousseff serão divulgados em um evento específico, e não apenas apresentados a conta-gotas durante o período eleitoral. Na próxima sexta-feira, os coordenadores do programa fecham o texto, que está sob a batuta de Marco Aurélio Garcia (PT), assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais. Na parte do PMDB, o responsável pelo programa, Moreira Franco, disse que a data da reunião que fechará o documento foi escolhida a dedo. ;Vamos nos reunir no dia 13, às 13h. Os astros estão conspirando para a nossa vitória;, afirmou o peemedebista. Em tempo, o número do PT na urna eletrônica é 13.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação