Politica

Dilma abre oito pontos

Pesquisa Datafolha indica que a petista tem 41% das intenções de voto contra 33% de Serra. Marina continua com 10%

Igor Silveira
postado em 14/08/2010 07:00


A 50 dias das eleições, a candidata à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff, aparece com oito pontos percentuais à frente do tucano José Serra, de acordo com a pesquisa do Datafolha, divulgada ontem à noite. O resultado indica que a petista está com 41% da intenção de votos contra 33% do candidato do PSDB. Marina Silva, do Partido Verde, continua em terceiro lugar, com 10%.

Antes mesmo de a pesquisa ser publicada, os tucanos já sabiam como responder a uma possível liderança de Dilma Rousseff. No Twitter, logo após a divulgação do levantamento, o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, escreveu: ;A pesquisa Datafolha, feita com as entrevistas do Jornal Nacional, acabou favorecendo a Dilma. Entrevistada primeiro, Dilma ficou três dias em exposição;. E completou: ;José Serra, com desempenho absolutamente superior, teve apenas um dia de repercussão;.

Na pesquisa de intenção de voto espontânea, Dilma Rousseff é lembrada por 26% do eleitorado, enquanto José Serra é citado por 16%. O Datafolha também fez uma simulação com os candidatos do PT e do PSDB em um eventual segundo turno. Dessa maneira, a vantagem de Dilma Rousseff sobre José Serra também é de oito pontos: 49% a 41%. O instituto realizou a pesquisa entre 9 e 12 de agosto, e ouviu 10.856 eleitores em 382 municípios. Os outros seis candidatos à Presidência da República não atingiram 1% na amostragem. Brancos e nulos representam 5%, e 9% dos entrevistados disseram não saber em quem vão votar. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n; 22.734/2010.

Nos estados
O tucano Geraldo Alckmin continua em primeiro lugar na disputa pelo governo estadual em São Paulo. O resultado da pesquisa Datafolha indicou que o ex-governador cresceu cinco pontos percentuais e aumentou a vantagem sobre os outros candidatos. Com 54% dos votos, se as eleições fossem hoje, Alckmin venceria já no primeiro turno, deixando o senador Aloizio Mercadante (PT) em segundo lugar com 16% e Celso Russomanno (PP) em terceiro, com 11%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. Foram ouvidos 2.040 eleitores de 58 cidades de São Paulo. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o n; 22.761/2010.

Sérgio Cabral (PMDB), atual governador do Rio de Janeiro, também venceria o pleito no primeiro turno. A pesquisa mostra que ele tem 57% das intenções de votos, 43 pontos a mais que o segundo colocado, o candidato do PV, Fernando Gabeira. Na terceira posição aparece Eduardo Serra (PCB), com 3%. O Datafolha ouviu 1.246 eleitores em 29 cidades do Rio de Janeiro entre 9 e 12 de agosto. Está registrada no TSE sob o n; 22.769/2010. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Em Minas Gerais, o Datafolha confirmou o favoritismo do ex-ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), ao governo do estado. Ele aparece com 43% em primeiro lugar, contra 17% de Antonio Anastasia (PSDB), em segundo. A margem de erro é de três pontos percentuais. A pesquisa foi feita de 9 a 12 de agosto. Foram ouvidos 1.264 eleitores de 51 cidades mineiras. No TSE, está registrada sob o n; 22.754/2010.

O número
6.034
Total de candidatos a deputado estadual registrados até ontem no Tribunal Superior Eleitoral

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação