postado em 14/08/2010 13:59
Mais de sete mil eleitores que vão estar fora dos domicílios eleitorais em 3 de outubro, quando será realizado o primeiro turno das eleições, já se cadastraram para votar na cidade de São Paulo.Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), até a tarde de ontem (13/8), 7.027 eleitores haviam optado pelo voto em trânsito no primeiro turno e 6.631 no segundo turno, que ocorre em 31 de outubro.
Na capital paulista, as seções exclusivas para o voto em trânsito serão instaladas no Memorial da América Latina, ao lado da Estação Barra Funda do metrô, na zona oeste da cidade.
O prazo para o cadastramento dos interessados em votar em uma localidade diferente daqueles onde estão inscritos termina amanhã. Até lá, os cartórios eleitorais de todo o estado de São Paulo e outras cidades do país funcionarão em sistema de plantão, das 12h às 18h.
Para se cadastrar, basta comparecer a qualquer cartório eleitoral até amanhã com o título de eleitor e um documento oficial com foto. Quem optar pelo voto em trânsito não poderá votar em seu próprio domicílio eleitoral, pois será desabilitado temporariamente daquela seção, a menos que desista do voto em trânsito, o que também deve ser feito até amanhã.
Ainda de acordo com o TRE-SP, o voto em trânsito é apenas para presidente, não sendo necessário justificar a ausência de voto para os demais cargos. Se no dia da eleição o eleitor não estiver na capital escolhida para votar, deve justificar sua ausência, inclusive na sua própria cidade.