Politica

Donos do dinheiro se aproximam de Marina

Candidata do PV é a que mais arrecadou doações de pessoas físicas, mas a maior parte desses apoiadores é formada por empresários simpáticos à causa verde

Daniela Almeida
postado em 15/08/2010 09:57
São Paulo ; Se há entre os presidenciáveis alguém que consiga se aproximar cada dia mais do empresariado brasileiro, esse alguém é a candidata Marina Silva (PV). Dos R$ 4,6 milhões arrecadados em pouco mais de um mês desde o início da campanha oficial, segundo a prestação de contas do partido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), R$ 4,35 milhões (93,5%) vieram de doações de pessoas físicas. Mas o mecenato não vem do eleitorado comum e sim de empresários simpáticos à causa verde e ao discurso da senadora licenciada, recheado de práticas modernas de gestão empresarial. O montante arrecadado, segundo integrantes da campanha, só tende a aumentar.

Na avaliação do coordenador da campanha verde, João Paulo Capobianco, a arrecadação no primeiro mês ; ainda que tenha sido maior inclusive que o resultado registrado pela campanha do tucano José Serra (R$ 3,7 milhões) ; ainda é incipiente. ;Temos vários empresários, principalmente pessoas físicas, que sinalizaram valores e que já apresentaram até quando vão fazer esse aporte. Isso nos tranquiliza de que teremos recursos suficientes para fazer uma boa campanha. Não vamos passar vexame;, diz.

Os doadores são pessoas próximas à alta cúpula verde e ao candidato a vice e presidente da Natura, Guilherme Leal. Ou seja, empresários que trabalham com a questão da sustentabilidade. ;Nas minhas relações, nas relações do Guilherme, são as pessoas que estão em volta que têm maior convívio com esse empresariado. Então, é natural que tenha uma maior abertura para isso. São meus amigos, amigos da Marina. Gente que ela nem conhecia antes da campanha e que estão cada vez mais amigos da proposta.;

A candidatura Marina conta ainda com uma equipe de captação afinada, liderada por Leal e por Álvaro de Souza, ex-presidente do banco Citibank no Brasil e amigo dos tempos de colégio do candidato a vice. O time, sem contar com a presença da própria candidata nesse trabalho, já conseguiu a adesão de empresas do setor financeiro, do ramo de cosméticos e de papel e celulose.

Esforços nos bastidores à parte, a agenda de campanha de Marina tem sido repleta de compromissos envolvendo este nicho. Desde o 6 de julho, marco do pontapé oficial das campanhas, ela já esteve em um almoço organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), formado por empresas que têm faturamento mínimo de R$ 200 milhões e respondem por 44% do Produto Interno Bruto (PIB) privado nacional, fez palestra e respondeu a perguntas em uma sabatina organizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e encontrou empresários da Câmara Americana de Comércio (Amcham).

Na semana passada, no almoço promovido pela Amcham com cardápio recheado de ingredientes orgânicos, a candidata sentou-se ao lado do presidente da DuPont América Latina, Eduardo Wanick; do diretor financeiro da Odebrecht, Álvaro Novis; e de dirigentes da Câmara. Em coletiva à imprensa, após o almoço, Marina minimizou a proximidade com empresários. ;O que eu estou fazendo aqui é o que eu estou fazendo com os diferentes setores da sociedade.;

A candidata, contudo, reconheceu o apoio que tem recebido. ;Talvez este seja o projeto que esteja mobilizando a contribuição de todos os segmentos.; Ela disse ainda que o sistema de arrecadação pela internet, colocado sexta-feira no ar, já teria arrecadado mais de 400 doações, com uma média de R$ 80 por pessoa. Por causa de sua relação com o empresariado, Marina chegou a ser chamada de ;ecocapitalista; pelo candidato do PSol Plínio de Arruda Sampaio durante o primeiro debate televisionado entre os presidenciáveis.

No dia 24, está marcado em um restaurante na Zona Sul de São Paulo um jantar para arrecadar mais recursos para a campanha verde. Estima-se que o convite para o evento custará de R$ 2,5 mil a R$ 3 mil. Na lista de convidados, artistas, representantes da alta sociedade paulista e, é claro, mais empresários.

Arrecadação de R$ 19,85 milhões
Candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) arrecadaram até agora R$ 19,85 milhões em doações, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pestista é responsável por mais da metade desse valor (R$ 11,6 milhões). Serra foi o que teve a menor arrecadação, R$ 3,6 milhões, segundo a prestação parcial apresentada ao TSE.

Pequenos frascos
Candidata do PV é a que mais arrecadou doações de pessoas físicas, mas a maior parte desses apoiadores é formada por empresários simpáticos à causa verdeA candidata à Presidência da República Marina Silva (PV) minimizou ontem o tempo menor no horário eleitoral gratuito. Ela terá um minuto e 23 segundos, contra 10 minutos e 39 segundos de Dilma Rousseff (PT) e sete minutos e 18 segundos de José Serra (PSDB). ;Você já ouviu a história de que os grandes perfumes estão sempre nos pequenos frascos? Vai ser nessa mesma lógica;, disse Marina. ;Vamos surpreender com um bom programa em um minuto e 30 segundos. Até porque o tempo maior da mensagem é aquele que vai ficar no coração dos brasileiros.;

Marina criticou ainda alianças que os adversários mantêm em suas coligações.

;As alianças que estão postas, só se alguém quiser se enganar. Vai ser mais do mesmo em termos da base de sustentação e das atitudes políticas;, comentou, ao afirmar que sua candidatura é a que traz novidades. ;O PSDB ficou refém do fisiologismo do DEM e o PT ficou refém do fisiologismo do PMDB;, atacou. Marina participou do Fórum Amazônia Sustentável, em Manaus. A verde defendeu a inclusão social na região e no Nordeste. Para ela, esses investimentos são uma questão de ética.

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