Politica

Lula lamenta não ter concluído reforma tributária

postado em 18/08/2010 22:03
Faltando quatro meses para o fim de seu mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou nesta quarta-feira (18) não ter conseguindo aprovar a reforma tributária em seu governo. Ao participar de uma homenagem prestada por contabilistas, Lula disse que ;pensou que as pessoas realmente quisessem a reforma tributária;. No entanto, ao longo da discussão no Congresso Nacional, percebeu que isso não era verdade.

;Existe um inimigo oculto para a reforma tributária, que, na frente, diz que quer fazer, por dentro, trabalha para não sair;, disse o presidente ao lembrar que, em abril de 2003, logo após assumir a Presidência, enviou a proposta de reforma tributária ao Congresso. Elaborada pela equipe econômica, com a colaboração de setores da sociedade, de acordo com Lula, a proposta ainda está para ser votada.

O presidente também reclamou da política fiscal que vem sendo adotada por alguns estados que, na sua visão, se lançaram em uma verdadeira guerra fiscal. ;Ninguém quer perder absolutamente nada. Ninguém abre mão do dinheiro que já tem. Agora, temos uma outra guerra fiscal nesse país. Temos alguns estados reduzindo o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] para poder importar. Os estados se lançaram em uma guerra fratricida [entre irmãos];, queixou-se.

Lula voltou a defender a criação de um ministério específico para a micro e a pequena empresa, mas disse que deixaria para seu sucessor a tarefa de implantá-lo. Ele destacou a importância das pequenas empresas como geradoras de empregos no Brasil. ;Nós estamos a quatro meses de deixarmos o governo. Eu pensei em criar o Ministério da Micro e Pequena Empresa, mas resolvi que não era bom criar esse ministério no final de mandato e, então, deixei essa [medida] para quem estiver no governo a partir do próximo ano;, disse o presidente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação