postado em 27/08/2010 17:05
Ao inaugurar nesta sexta-feira (27) campi de universidades em Caruaru, Pernambuco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a decisão de instalar escolas técnicas em todo o Brasil teve como base sua experiência de vida.;Quando decidimos fazer escolas técnicas profissionais era quase por uma experiência de vida. Não tive oportunidade de estudar, nem eu, nem outro irmão conseguiu chegar além do primário e eu quase virei doutor por que fiz o Senai. Com isso, fui o primeiro de oito irmãos a ganhar mais que um salário mínimo por ter uma profissão;, disse.
Em discurso durante cerimônia em Caruaru, Lula falou sobre o desenvolvimento do Nordeste e, na área de educação, citou o crescimento no percentual de mestres e doutores formados na região, que partiu de 1,3% do total do país no início de seu governo para atuais 9,7%. ;Tínhamos a consciência de que era preciso fazer o Nordeste dar um pulinho a mais;, disse Lula sobre a região.
Lula participou da inauguração do campus de Caruaru e da primeira etapa do campus do Agreste, ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).
O campus Caruaru oferecerá cursos técnicos de mecatrônica, segurança do trabalho e edificações. O campus do Agreste oferecerá os cursos de graduação em administração, design, economia, engenharia civil, engenharia de produção, licenciatura em física, licenciatura em química, licenciatura em matemática e pedagogia.