Politica

Lula diz que vazamento de dados sigilosos não afeta credibilidade da Receita

postado em 01/09/2010 15:40
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (1;/9) que a Receita Federal é um órgão confiável apesar das informações sobre o vazamento de dados sigilosos. Para o presidente, as investigações conduzidas pela própria Receita Federal e a Polícia Federal (PF) serão capazes de explicar todas as dúvidas sobre o assunto. Bem-humorado, Lula não respondeu à pergunta sobre a interpretação de que o vazamento de dados pode ser um crime eleitoral.

;Eu considero [a Receita Federal um órgão com credibilidade];, disse o presidente, ao ser perguntado se o vazamento de dados sigilosos relativos a pessoas ligadas ao PSDB não afetam a confiança na instituição. Lula respondeu às perguntas momentos antes de recepcionar o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, em sua primeira visita oficial ao Brasil.

Lula afirmou que os resultados das investigações responderão às curiosidades existentes. ;Certamente a Receita, a corregedoria [da Receita Federal] e a Polícia Federal explicarão a cada curiosidade de vocês;, disse.

Na semana passada, o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, disse que não houve motivação eleitoral no vazamento de dados. Segundo ele, há uma espécie de ;balcão de compra e venda de informação; no órgão.

Pela manhã, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, afirmou que as investigações vão esclarecer em que circunstâncias ocorreram o vazamento de dados sigilosos. Segundo ele, não foi aberta uma nova linha de apuração para investigar as informações de que Verônica Serra, filha do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, também tenha sido vítima da quebra de sigilo. ;Não, não tenho informação sobre isso.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação