Politica

Justiça Eleitoral terá postos abertos para oferecer segunda do título

postado em 18/09/2010 08:00
Os eleitores que perderam o Título de Eleitor ou não sabem onde guardaram o documento terão até a próxima quinta-feira para retirar a segunda via. A minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso no fim do ano passado, tornou obrigatória a apresentação de dois documentos no dia das eleições. Além de uma identidade com foto, o eleitor terá de apresentar o título para poder votar. Os mesários estão orientados a barrar todos aqueles que não apresentarem a dupla documentação.


Tendo em vista que faltam apenas seis dias para o fim do prazo, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) preparou um mutirão, no qual todos os cartórios eleitorais estarão de portas abertas neste fim de semana. A expectativa é que a maior parte dos cidadãos que estejam sem o título procure os locais entre hoje e amanhã, para que, nos últimos dias de prazo, os cartórios não fiquem sobrecarregados.

No Distrito Federal, 25 postos estarão de plantão no fim de semana, com funcionamento das 12h às 18h. De segunda a quinta-feira, o horário será das 9h às 18h (veja quadro). A impressão da segunda via é imediata. No próprio guichê de atendimento, o documento é entregue em poucos minutos para quem está em dia com a Justiça Eleitoral.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral da 14; Região, na Asa Norte, Fábio Henrique de Carvalho, todos os eleitores que já estavam cadastrados até 5 de maio deste ano poderão pedir a segunda via do título. ;Temos recebido de 100 a 200 eleitores por dia e a expectativa nestes últimos dias é de que até 500 pessoas procurem o cartório;, disse. Em todo o DF, 43.818 segundas vias já foram emitidas desde 5 de maio.

Rapidez
Quem foi até o cartório da Asa Norte ontem à tarde saiu satisfeito com a rapidez no atendimento. É o caso da professora aposentada Talvina de Souza, 64 anos, que disse ter guardado tão bem o seu título que não o achou mais. ;Procurei e não achei. Por isso tirei a segunda via. Foi tranquilíssimo. Bem mais rápido do que eu imaginava;, contou a moradora da 209 Norte, que passou pouco mais de cinco minutos no cartório até sair com o documento em mãos.



O assessor parlamentar Rodrigo Grassi, 32 anos, aproveitou o fato de ter ido ontem à tarde a uma reunião na Asa Norte para pedir a reimpressão do título. ;Nem lembro se perdi ou se extraviou. Nas duas últimas eleições, votei com a identidade;, explicou. Ele também saiu satisfeito com o que chamou de ;falta de burocracia; para a retirada do documento. ;Eu achava que seria enrolado, mas foi rápido e bem prático;, afirmou Grassi, que também perdeu apenas cinco minutos no cartório.

Uma novidade neste ano é que o eleitor poderá pedir a impressão da segunda via do título em qualquer cartório eleitoral do DF, e não apenas na repartição em que ele estiver inscrito. Outra possibilidade é para os eleitores de outros estados que tenham perdido o documento: eles podem pedir a reimpressão em qualquer cartório eleitoral do Brasil. A medida tem como objetivo facilitar a justificativa do voto para aqueles que não puderem votar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação