Politica

Governador que estava preso reassume o cargo no Amapá

postado em 20/09/2010 19:36
Após 12 dias preso, o governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), reassumiu o cargo hoje (20). Em nota, a assessoria de comunicação do estado informou que ele deverá retomar a rotina de despachos amanhã (21). Preso durante a Operação Mãos Limpas da Polícia Federal (PF), Dias ficou detido na Superintendência da PF, em Brasília. O governador foi solto por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na noite de sábado (18).

;O governador do estado do Amapá, Pedro Paulo Dias de Carvalho, chegou a Macapá na tarde desta segunda-feira, às 17h. Dias assumirá automaticamente o cargo e deve retomar a rotina de despachos no Palácio do Setentrião na manhã desta terça-feira. Hoje, Pedro Paulo cumpre agenda política e amanhã se reúne com o governador em exercício, desembargador Dôglas Evangelista Ramos;, diz a nota.

Na última terça-feira (14), um pedido de impeachment do governador foi protocolado na Assembleia Legislativa do Amapá. O presidente da Casa, deputado Jorge Amanajás (PSDB), encaminhou o pedido para uma comissão especial. Porém, segundo a coordenadoria de comunicação da assembleia, a comissão ainda não foi criada e a votação em plenário do pedido de abertura do processo, marcada inicialmente para hoje (20), ainda não tem data para ocorrer.

[SAIBAMAIS]A Operação Mãos Limpas investiga um esquema de desvio de recursos que envolve, ainda, o ex-governador do estado Waldez Góes; o ex-secretário de Educação José Adauto Santos Bitencourt; o empresário Alexandre Gomes de Albuquerque e mais 12 pessoas.

As investigações, iniciadas em 2009, revelaram indícios de um esquema de desvio de recursos da União, que eram repassados à Secretaria de Educação do Amapá, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Além da Secretaria de Educação, outros órgãos do governo do Amapá, como a Assembleia Legislativa, a prefeitura de Macapá, o Tribunal de Contas do Estado, as secretarias estaduais de Justiça e Segurança Pública, Saúde, Inclusão e Mobilização Social, Desporto e Lazer, além do Instituto de Administração Penitenciária estão envolvidos no escândalo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação