Politica

Em votação simulada na Câmara, estudantes aprovam projetos que beneficiam cidadão

postado em 21/10/2010 11:55
Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (21/10) três projetos de lei que influenciam diretamente a vida do cidadão: o que exige assento adaptado para crianças em transportes coletivos; o que obriga o Estado a garantir um cão-guia para deficientes visuais; e também a proposta que prevê a instalação de bicicletários em lugares públicos. Apesar de importantes, as matérias fizeram parte, apenas, da sessão Câmara Mirim, um dia dedicado a estudantes de escolas públicas de vários estados para que tenham a oportunidade de viver a rotina diária dos parlamentares. Assim, apesar de interessantes, as medidas não têm validade.

Criado desde 2006, o projeto Câmara Mirim reúne propostas encaminhadas pelas crianças e adolescentes e premia as três melhores. Neste ano, foram analisadas 857 propostas e as três votadas, em plenário, foram as selecionadas. Durante toda a manhã, 400 estudantes tiveram a oportunidade de debater, presidir a Mesa Diretora e votar as matérias.

Wanderson Vieira dos Santos, 20 anos, e cursando a 6; série do ensino fundamental no município goiano de Posse considerou ;o máximo; a vida de um parlamentar. No entanto, ao ser perguntado se os deputados de seu estado trabalham em favor de seu município o adolescente foi taxativo: ;Em Posse não tem projeto, eles não ajudam muito não. Espero que façam o que prometem e pensem mais na população.;

O estudante brasiliense João Vitor Pereira Melo, 11 anos, cursando a 4; série, também estava impressionado com a imponência do plenário da Câmara dos Deputados. Diante da rotina do dia a dia parlamentar ele disse frisou que os deputados ;deveriam votar melhor os projetos;.

Samara de Matos, 10 anos e estudante de uma escola pública da Estrutural, uma das cidades mais pobres do Distrito Federal, afirmou que deixará o Congresso aprendendo um pouco mais sobre a política e a rotina parlamentar. ;Eu saio aprendendo alguma coisa, aprendendo a saber fazer o futuro.;

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