Politica

Governo Lula é lição de alta política para a América Latina, diz Mujica

Agência France-Presse
postado em 05/11/2010 13:05
MONTEVIDÉU - O presidente uruguaio José Mujica elogiou nesta sexta-feira (5/11) os êxitos dos oito anos de presidência de Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, o governo brasileiro foi uma lição de alta política para os líderes da América Latina.

O presidente uruguaio, que mantém uma relação pessoal de longa data com Lula, dedicou grande parte de seu programa de rádio Fala o presidente para fazer um balanço dos dois mandatos de seu colega.

"Trinta milhões de indigentes superaram definitivamente a situação trágica de seu passado e outros tantos saltaram da pobreza a níveis medianamente aceitáveis em uma sociedade de dimensões colossais e em um país que sempre esteve entre os mais injustos que da Terra", declarou.

"Os êxitos desse governo são tão formidáveis, uma fantástica revolução, que não foi uma revolução que mexeu nos fundamentos da sociedade de mercado ms foi um longo processo cheio de avatares e de dificuldades", acrescentou.

Em um momento em que enfrenta conflitos trabalhistas em vários setores de seu próprio país, Mujica recordou as resistências dos "poderosos" e também de alguns setores de trabalhadores "que, cegos, trataram Lula como traidor".

Nesse sentido, advertiu que "a política de divisão imprescindível tem limites, não é infinita, porque não se pode repartir o que não se criou".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação