Politica

Iniciadas buscas a restos mortais de desaparecidos políticos em São Paulo

postado em 11/11/2010 13:30
Brasília ; Foram iniciadas hoje (11/11) as buscas por restos mortais de dez desaparecidos políticos no Cemitério Vila Formosa, na zona leste da capital paulistana. Há a possibilidade de que um depósito clandestino de ossadas esteja no local ; abaixo do canteiro onde ficava o letreiro do cemitério.

Os trabalhos são coordenados pelo Ministério Público Federal em São Paulo, pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, pelo Instituto Nacional de Criminalística do Departamento de Polícia Federal e pelo Instituto Médico Legal do Estado de São Paulo.

Uma análise inicial, realizada com base em dados coletados com a ajuda de um radar de penetração no solo (GPR) combinado com fotografias aéreas de 1972, permitiu que os peritos localizassem uma estrutura que pode estar relacionada a um depósito de ossos.

Mais de 450 pessoas foram mortas ou desapareceram durante o período do regime militar (1964-1985). Entre as dez ossadas procuradas está a de Virgílio Gomes da Silva, conhecido como Jonas. A família dele obteve documentos que apontam o número do terreno em que ele teria sido enterrado no Cemitério Vila Formosa, em 1969.

As informações foram repassadas à procuradora da República Eugênia Gonzaga e ao procurador regional da República Marlon Alberto Weichert. Foi apurado que a sepultura e a respectiva quadra foram renumeradas e há a possibilidade de que os restos mortais tenham sido transferidos para um ossário não identificado.

Os trabalhos de hoje buscam, primeiramente, identificar o desenho original de duas quadras para a localização e posterior exumação de corpos, uma vez que o cemitério foi totalmente modificado em meados dos anos 70.

A previsão é que as exumações e a abertura do suposto depósito devem ocorrer na última semana de novembro.

Pesquisas mais recentes indicam que alguns militantes políticos foram enterrados em outras quadras e talvez ainda estejam em suas sepulturas originais no cemitério.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação