postado em 16/11/2010 08:00
São Paulo ; O vice-presidente da República, José Alencar, que na última quinta-feira sofreu um infarto do miocárdio e chegou a ser submetido a um cateterismo, apresenta quadro clínico estável, segundo informou ontem a assessoria do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde ele se encontra internado há três semanas.Após o infarto de quinta, Alencar foi transferido para a unidade semi-intensiva na noite de sexta-feira. O médico Roberto Kalil, que havia dito que ele poderia ter alta esta semana, explicou que a complicação com o vice-presidente foi consequência de uma série de fatores, entre eles, o tratamento contra o câncer no intestino.
No sábado, a presidente eleita, Dilma Rousseff, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcaram em São Paulo, da viagem a Seul, para uma visita ao vice.
Curiosamente, Alencar estava com alta prevista para o dia seguinte ao do infarto. Mais tempo no hospital, segundo um dos médicos que atendeu o vice, Paulo Hoff, era importante para que Alencar fosse medicado e tivesse alta apenas quando o coração estivesse completamente recuperado.
A mulher de Alencar, Mariza Gomes da Silva, havia saído do hospital quando o marido teve o problema. Ela foi avisada apenas depois de ter chegado ao apartamento que o casal mantém em São Paulo. Preocupada, Mariza pediu para falar com Alencar ao telefone, que a tranquilizou.
Pelo fato de estar internado desde 25 de outubro, José Alencar não votou no segundo turno da eleição presidencial, em 31 de outubro. Ele completou 79 anos no último 17 de outubro, enfrenta o câncer na região abdominal há mais de 10 anos e já foi submetido a mais de 15 cirurgias.
No começo de outubro, Alencar passou três dias internado no mesmo hospital. No mês anterior, havia sido hospitalizado para tratar um edema agudo de pulmão e, em julho, ficou sete dias e chegou a passar por um cateterismo para checar as condições dos vasos sanguíneos.