postado em 20/11/2010 09:14
Nos últimos momentos à frente da Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva não tem ocupado o tempo somente com assuntos relativos à transição ou a inaugurações de obras. O petista também tem recebido premiações. Ontem, foi anunciado que ele ganhou o prêmio Indira Gandhi para a Paz, o Desarmamento e o Desenvolvimento de 2010. A condecoração foi cedida por um júri presidido pelo primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.De acordo com Singh, Lula se esforçou para implementar políticas sociais no Brasil, além de promover o crescimento do país. Esse mesmo prêmio já foi dado ao ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev, em 1987, e ao ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, em 1997.
Ainda ontem, Lula foi homenageado pela Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB) com o Prêmio Personalidade França-Brasil 2010. A cerimônia de entrega do prêmio, criado em 2001 para contemplar personalidades brasileiras ou francesas que tenham contribuído nas relações entre os dois países, foi realizada no Rio de Janeiro.
Mais cedo, na capital fluminense, o presidente participou do lançamento ao mar de mais um navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da Transpetro. A embarcação levou o nome do historiador, jornalista e autor do clássico Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda. Na ocasião, Lula falou sobre o apoio que o cantor, compositor e escritor Chico Buarque, filho de Sérgio, deu à presidente eleita durante as eleições.