Politica

Irã proíbe revista semanal dedicada a jovens

Agência France-Presse
postado em 22/11/2010 15:59
Teerã - Autoridades iranianas proibiram nesta segunda-feira (22/11) o semanário Chelcheragh, destinado a jovens, por ter publicado "documentos contrários à moral pública", informou a agência ILNA.

"Chelcheragh foi proibido porque publicava documentos contrários à moral pública e infringia as regras da mídia", afirmou a agência, citando uma decisão da comissão de vigilância da justiça, da cultura, do parlamento e da mídia.

O caso do semanário está sendo examinado pela justiça, que pode pedir uma investigação mais profunda, segundo a mesma fonte.

A revista é conhecida pelos artigos sobre a cultura pop, as sátiras, charges e por mostrar o lado bonito dos iranianos famosos.

Chelcheragh figurava entre as 17 publicações que receberam no início de março "advertências" por "violação das regras" ou publicação de "informações superficiais".

O poder iraniano, amplamente criticado pela oposição reformadora ou moderada desde a reeleição contestada do presidente Mahmoud Ahmadinejad, em junho, aumentou as pressões sobre os meios nestes últimos dois meses: dezenas de jornalistas foram presos, vários jornais fechados e muitos meios de comunicação recebera, advertência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação