postado em 23/11/2010 21:43
A presidenta eleita Dilma Rousseff respondeu nesta terça-feira (23/11) ao questionário do Censo Demográfico 2010. Ela foi ouvida no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde trabalha a equipe de transição de governo. Com muitos compromissos durante o período eleitoral, somente agora Dilma teve condições de responder à pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE) feita entre 1; de agosto e 31 de outubro, quando ocorreu a visita aos domicílios brasileiros.Nesta quarta-feira é o último dia da fase de supervisão de setores, quando são visitados os domicílios que por algum problema não foram recenseados durante o prazo inicial. Segundo a assessoria da presidenta eleita, Dilma foi procurada pelo IBGE e também ligou, como outros brasileiros, para o telefone que o instituto disponibilizou para atender a pedidos de recenseamento nas residências que não tinham sido visitadas por algum motivo.
Dilma levou dez minutos para responder o questionário aplicado pelo recenseador Rodrigo de Paula Almeida, de 27 anos, e ficou impressionada pela rapidez do sistema, afirmou a assessoria. Os dados passados por ela foram de sua atual moradia, na Granja do Torto, em Brasília.
Após responder ao censo, a presidenta eleita se encontrou com o vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, que chegou ao CCBB no mesmo carro de José Múcio, ministro do TCU e ex-ministro de Relações Institucionais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois, Dilma recebe o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.