Jornal Correio Braziliense

Politica

Mais de um quinto dos eleitores não lembra em quem votou no primeiro turno

Uma pesquisa encomendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com duas mil pessoas de todo o país, mostra que, um mês após o primeiro turno, mais de um quinto dos eleitores não lembra em quem votou para os cargos de deputado e senador.

Os entrevistados foram abordados de 3 a 7 de novembro, sendo que 32% deles declarou ter ensino médio completo. O cargo de deputado estadual foi o que obteve o maior índice, na pesquisa, com 23% dos eleitores tendo se esquecido qual o candidato escolheu. Na sequência, apareceram os cargos de deputado federal (21,7%) e senador (20,6%).

Em relação aos candidatos ao governo e à Presidência da República, o índice foi menor: 11,3% e 3,3%, respectivamente. A pesquisa ouviu pessoas de 136 municípios, em 24 unidades da Federação sorteadas aleatoriamente, e mostrou que a televisão é o principal meio de informação dos cidadãos sobre eleições e política.

Entre os entrevistados, 56,6% afirmaram que se informam pela TV, enquanto 18,4% disseram buscar informações por meio de conversas com amigos e parentes. A internet apareceu em terceiro lugar (9,9%), à frente do jornal impresso (6,4%); rádio (4,2%) e de revistas (0,7%).

Quanto ao segundo turno, a maioria dos eleitores disse que não foi influenciada por fatores externos: 44,2% já estavam decididos pessoalmente, enquanto 18,8% afirmaram que debates entre os candidatos na televisão e no rádio contribuíram para a decisão. Em terceiro lugar, apareceram os programas de candidatos na TV, com 15,5%.