postado em 01/12/2010 15:23
O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) será ministro do Turismo, a partir de janeiro, em uma ação conjunta com o PT para levar José Eduardo Dutra, presidente petista, de volta ao Senado. Dirigentes do PSB disseram que a indicação tem aval do partido.Havia uma resistência do PSB e do próprio senador por entender que a indicação serviria apenas para acomodar Dutra no Senado e não para contemplar o partido com mais uma cadeira na Esplanada. Um integrante da cúpula socialista informou ao Correio que houve um acerto com a transição e que a legenda será contemplada com o Turismo, para Valadares, e com o Ministério da Integração Nacional. A formalização deve ocorrer em encontro da presidente eleita Dilma Rousseff com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). A previsão é que essa reunião ocorra até o começo da próxima semana.
Até agora, houve apenas sondagens em cima de Valadares. Na primeira, ele rejeitou a proposta por achar que seria uma espécie de ;rainha da Inglaterra; dentro do ministério sem poder. Na última, ele deu aval para a negociação e o PSB informou à cúpula da transição.
Para acomodar o senador sergipano, Dilma desalojará o PT. A pasta era cobiçada também pelo governador Jaques Wagner (Bahia), que almejava indicar um deputado aliado.
O PSB deverá indicar ao Ministério da Integração Nacional o secretário de Desenvolvimento de Pernambuco, Fernando Coelho. Segundo o dirigente socialista, o partido também manterá a Secretaria de Portos.
Ainda não está certo quem será indicado a Portos. A presidente eleita também não bateu o martelo sobre se a Secretaria vai incorporar a estrutura da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Infraero, tornando-se um ministério mais encorpado.