Politica

Lula diz que vai "desencarnar" da Presidência, mas não deixará política

postado em 02/12/2010 11:41
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (2/11) que sua primeira medida a partir de janeiro, quando deixar o Palácio do Planalto, será ;desencarnar da Presidência;. Em entrevista a rádios comunitárias, Lula disse que vai continuar fazendo política, mas como alguém que não ocupa mais o comando do país.

;Tenho de me mancar. Já fui presidente. Agora é a vez de ela [Dilma Rousseff, eleita em outubro] ser presidente. Vou ter de ficar um pouco de fora para depois pensar;, disse. ;Não vou parar de fazer política. Só terei de ter cuidado para não fazer oposição ao governo, porque por toda a vida fiz oposição;, brincou.

Lula disse que depois de suas férias pretende criar um instituto para ajudar países mais pobres que o Brasil no desenvolvimento social e econômico. Além disso, pretende mostrar experiências brasileiras, com microcrédito e agricultura familiar, por exemplo, a países africanos e sul-americanos.

;Tenho vontade de [levar essas experiências] à Guatemala, a El Salvador, à África, onde há sedes da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária];, disse ao acrescentar que pretende, também, viajar bastante pelo Brasil. ;Tenho uma relação muito forte com o povo brasileiro, construída ao longo de 35 anos de militância política.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação