Politica

Escudeiros de Dilma, Palocci, Cardozo e Carvalho oficializados na Esplanada

postado em 04/12/2010 08:00
José Eduardo Cardozo vai comandar o Ministério da Justiça e Antonio Palocci será o titular da Casa CivilA presidente eleita, Dilma Rousseff, confirmou oficialmente mais três nomes para compor seu ministério a partir de 2011. Três petistas de São Paulo. Dois deles, os deputados federais Antonio Palocci, que será ministro-chefe da Casa Civil, e José Eduardo Cardozo, que assumirá o Ministério da Justiça, são coordenadores da equipe de transição e integram o grupo apelidado de ;três porquinhos;, ao lado do presidente do PT, José Eduardo Dutra. Já Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai assumir a Secretaria-Geral da Presidência.

O anúncio foi feito por meio de nota divulgada ontem no Centro Cultural Banco do Brasil ; sede do governo de transição. Os nomeados não foram anunciados por nenhum coordenador da transição, como ocorreu quando a equipe econômica foi indicada. No texto, Dilma apenas ;orientou os futuros ministros a trabalhar de forma integrada com os demais setores do governo para dar cumprimento a seu programa de desenvolvimento com distribuição de renda e garantia da estabilidade econômica;.

;A presidente eleita escolheu bons nomes. A prioridade é produzir um bom governo. É evidente que a questão regional pode ajudar a compor a equipe, mas não creio que o fato de os três serem do PT de São Paulo possa acirrar a disputa dentro do partido. O ministério ainda está longe de ser composto integralmente;, acredita o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), ex-presidente da Câmara.

Na difícil missão de compor seu ministério, Dilma Rousseff já manifestou a intenção de ter mais mulheres em cargos de 1; escalão do governo. Além disso, ainda há pleitos regionais correndo por fora. ;Acho legítimo que haja representações nos ministérios de pessoas do Nordeste brasileiro, por exemplo;, diz Chinaglia.

Na avaliação do cientista político Leonardo Barreto, não há nenhuma surpresa no anúncio dos nomes de ontem. ;Essas são as pessoas que pensaram a candidatura da Dilma, são da cota pessoal dela. Não tinha como indicar outras pessoas. Esse governo é de continuidade, é a cozinha do Planalto que veio agora. A presidente eleita não tem muitas relações diferentes dessas que estamos vendo;, afirma.

Quem são
Palocci é um velho conhecido da política brasileira. Foi coordenador da campanha de Lula em 2002 e tornou-se ministro da Fazenda. Em 2006, deixou o governo por conta de acusações de tráfico de influência e de ter ordenado o vazamento do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, que o acusou de frequentar a ;mansão do lobby; em Brasília. Em 2006, voltou ao cenário como deputado. Absolvido pelo STF, acabou indicado para coordenar a campanha de Dilma.

José Eduardo Cardozo desistiu de se candidatar à reeleição para se dedicar à campanha de Dilma. Participou das negociações para formar a aliança de apoio à petista e tornou-se um dos três principais assessores da candidata.

Gilberto Carvalho talvez seja o mais desconhecido entre os três, mas é muito próximo a Lula. Trabalhou na prefeitura de Santo André e é ligado ao movimento sindical e à esquerda católica. Assumirá a função de dialogar com movimentos sociais.

Chagas em alta
; A jornalista Helena Chagas, chefe da assessoria de imprensa do governo de transição, é a principal candidata a assumir a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Ela foi convidada por Dilma Rousseff a comandar a secretaria, que tem status de ministério, no lugar de Franklin Martins.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação