Politica

Tiririca diz ser alfabetizado, mas não sabe ainda as funções de um deputado

Elaine Resende
postado em 06/12/2010 17:05
O deputado federal mais votado do país, Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o palhaço Tiririca, ganhou destaque em dois programas noturnos da TV brasileira nesse domingo. No Fantástico, da Rede Globo, foram apresentados os resultados do teste feito pelo comediante para provar que não é analfabeto. Segundo o programa, ele errou oito de dez palavras em um ditado e ignorou o ;s; das palavras. Tiririca também demorou cerca de três minutos para ler uma manchete e duas linhas de um jornal, no primeiro teste feito à Justiça. Já no Domingo Espetacular, da TV Record, o palhaço concedeu uma entrevista exclusiva, afirmando que ainda não sabe bem o que faz um deputado no Congresso.

Eleito com 1,3 milhão de votos, Tiririca contou à emissora evangélica que não é analfabeto e que não sente rancor do promotor eleitoral Maurício Antonio Ribeiro Lopes, que o acusou por falsidade ideológica e pelo suposto analfabetismo. "Eu acho que ele tá fazendo o trabalho dele, fez o trabalho dele. Eu só peço a Deus que, na cabeça dele, ele não tenha tanta raiva, tanto ódio de mim. Eu não tenho raiva de ninguém, não tenho ódio de ninguém".

Tiririca também garantiu que sabe ler e escrever. "Fui lá e fiz o teste. Não era obrigado, mas fui fazer. Sei ler, sei escrever, pode ficar tranquilo".

Ditado

Sobre a prova, o Fantástico mostrou que na primeira parte o juiz ditou um trecho de um livro jurídico. A frase era formada, entre outras, pelas palavras promulgação, código, eleitoral, fevereiro, criação e justiça. Das dez expressões principais do texto, Tiririca errou oito e acertou apenas duas. Em outro teste, foi apresentada a ele uma página de jornal. Ele demorou três minutos para ler o título e duas linhas e também ignorou o "s" de várias palavras.

O juiz deu mais uma chance ao deputado eleito e pediu para que ele lesse um texto sobre o documentário da vida do piloto Ayrton Senna. De acordo com o programa, nessa prova ele teve um desempenho melhor e só cometeu uma falha: a rivalidade ;com [Alan] Prost; virou, na leitura do comediante, uma rivalidade ;composta;. Em seguida, ele percebeu o erro e fez a correção.

O advogado de Tiririca, Ricardo Vita Porto, contou ao Fantástico que seu cliente terminou o teste escrevendo uma frase por conta própria. A frase, conforme o defensor, foi: "não sou analfabeto", que Tirirca escreveu usando letra de forma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação