Politica

Dilma anuncia o nome de mais dez ministros

postado em 08/12/2010 20:00

O gabinete de transição anunciou na noite desta quarta-feira (8/12) o nome de mais dez ministros que irão compor o primeiro escalão do governo da presidente eleita, Dilma Rousseff. O anúncio foi feito por meio de nota divulgada à imprensa. Com as novas confirmações, já chega a 16 o número de ministros confirmados. Dentre os futuros titulares de ministérios divulgados hoje, não há nenhuma novidade. Todos são nomes que já estavam sendo ventilados por fontes do governo de transição.

Derrotada nas eleições para o governo de Santa Catarina, a senadora Ideli Salvati (PT) assumirá o Ministério da Pesca. Também na cota do PT, a deputada federal reeleita Maria do Rosário (RS) foi indicada para a Secretaria de Direitos Humanos. O petista Paulo Bernardo (PR) trocará de pasta na Esplanada. Deixará o Ministério do Planejamento para assumir o das Comunicações.

[SAIBAMAIS]Da cota do PMDB, Dilma escolheu cinco nomes. O ex-presidente do Senado e senador reeleito Garibaldi Alves Filho (RN) irá para o Ministério da Previdência; o senador Edison Lobão (MA) retornará à pasta de Minas e Energia; o deputado Pedro Novais (MA) assumirá o Ministério do Turismo; Wagner Rossi permanecerá no cargo de ministro da Agricultura; e o ex-governador do Rio de Janeiro Wellington Moreira Franco será o novo secretário de Assuntos Estratégicos. O nome do peemedebista Nelson Jobim não consta na lista, apesar de fontes do gabinete de transição já terem confirmado que ele continuará no Ministério da Defesa. Embora seja do PMDB, ele entrará na cota pessoal de Dilma.

O único indicado do PR foi o ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, derrotado nas eleições para o governo do Amazonas, que retornará à pasta que comandou no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Outro nome confirmado foi o da coordenadora de imprensa da campanha de Dilma e também do gabinete de transição, Helena Chagas, que foi diretora de jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), durante um ano e sete meses, antes de receber o convite para assumir a campanha de Dilma, em abril.

Na semana passada, a presidente eleita havia confirmado os seis primeiros nomes de seu ministério: Antonio Palocci (Casa Civil), José Eduardo Cardozo (Justiça), Guido Mantega (Fazenda), Alexandre Tombini (Banco Central), Miriam Belchior (Planejamento) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência).

Veja abaixo a lista dos dez novos ministros anunciados nesta quarta:

Ideli Salvatti ; Ministério da Pesca

Maria do Rosário ; Secretaria de Direitos Humanos

Helena Chagas ; Secretaria de Comunicação Social

Paulo Bernardo ;
Ministério das Comunicações

Garibaldi Alves ; Ministério da Previdência

Edison Lobão ;
Ministério de Minas e Energia

Pedro Novais ;
Ministério do Turismo

Wagner Rossi ;
Ministério da Agricultura

Alfredo Nascimento ; Ministério dos Transportes

Moreira Franco ; Secretaria de Assuntos Estratégicos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação