postado em 08/12/2010 21:07
A futura ministra da Secretaria Especial da Pesca, a paulista Ideli Salvatti escolheu Santa Catarina para viver em 1976. É formada em física pela Universidade Federal do Paraná e uma das fundadoras do PT em Santa Catarina. Começou a militância quando foi professora, na década de 80. Em 1989, foi eleita presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação. Ela, também, é uma das fundadoras da Central Única dos Trabalhadores no estado e ocupou a função de tesoureira da entidade na década de 1990.A vida parlamentar de Ideli Salvatti começou em 1994, quando foi eleita deputada estadual. Na eleição seguinte, em 1998, foi reeleita e assumiu a liderança da bancada do PT na Assembleia Legislativa. Como deputada federal, no final da década de 90, Ela integrou as comissões de Educação e de Trabalho.
Em 2002, foi a primeira mulher eleita senadora de Santa Catarina. Por sua defesa do governo, foi escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a função de líder no Senado por três vezes. Por duas vezes, Ideli Salvatti também foi líder do PT. Durante seu mandato no Senado, apresentou 21 projetos de lei e três emendas à Constituição. É de sua autoria projetos como o que garante às gestantes o direito de escolher um acompanhante na hora do parto.
Atualmente, é integrante titular das comissões de Constituição e Justiça, Infraestrutura e Educação e suplente nas comissões de Assuntos Sociais e Assuntos Econômicos.