Politica

Vaccarezza desiste e Maia é o candidato do PT à Presidência da Câmara

postado em 14/12/2010 20:17

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza, anunciou no início da noite desta terça-feira (14/12) que desistiu da pré-candidatura para concorrer à Presidência da Casa. Com isso, Marco Maia (RS), atual vice-presidente, será o candidato petista.

A decisão evitou uma disputa interna no PT e foi tomada no mesmo dia em que o deputado Arlindo Chinaglia (SP) também desistiu de disputar a vaga, em apoio a Marco Maia. "Desde o começo, falei que trabalharia por um acordo. Não vou promover uma votação", disse Vaccarezza durante o anúncio.

Sem o apoio de Chinaglia e de algumas correntes do partido, Vacarezza retirou a candidatura ao perceber que não tinha chances de vencer Maia em uma possível votação. "Devo ter errado muito, mas não me arrependo de ter exercido a liderança do governo com garra", afirmou

Destino
Questionado se continuará a ser o líder do governo no próximo ano, o deputado disse que a liderança não pertence a ele e que só a presidente eleita Dilma Rousseff poderá decidir isso, a partir do dia 1; de janeiro. Sobre a hipótese de comandar um ministério, Vaccarezza repetiu a resposta e reafirmou que a decisão está nas mãos de Dilma.

PT e PMDB
Por ser a maior bancada, o partido presidirá a Câmara no primeiro biênio da nova legislatura ; 2011/2012. Vai se revezar com o PMDB, que presidirá a Casa nos dois últimos anos: 2013/2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação