postado em 15/12/2010 17:57
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira (15) a equipe que o acompanhará na pasta a partir de janeiro. Do time atual, saem o secretário executivo, Nelson Machado, e o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo. O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, permanece no cargo e terá a função de conter os gastos públicos em 2011.No mês passado, Augustin teve o nome anunciado na Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul, no mandato do governador eleito Tarso Genro. Ele, no entanto, recebeu convite para permanecer em Brasília e aceitou.
Na Receita Federal, Carlos Alberto Barreto assumirá no lugar de Otacílio Cartaxo, que teve a gestão marcada pelos escândalos de vazamento de sigilos fiscais de contribuintes. Barreto foi secretário adjunto na gestão de Jorge Rachid na Receita e, atualmente, preside o conselho que julga recursos administrativos de contribuintes ao Fisco.
O atual secretário de Política Econômica, Nelson Barbosa, passará a ser o secretário executivo, segundo homem mais importante no ministério, substituindo Nelson Machado. Márcio Holland de Brito assumirá a Secretaria de Política Econômica, no lugar de Barbosa.
Diretor do Departamento Econômico do Itamaraty, Márcio Cozendey irá para a Secretaria de Assuntos Internacionais da Fazenda. O diplomata foi um dos principais executores da política de retaliação comercial aos Estados Unidos no caso dos subsídios do algodão.
Os nomes foram divulgados em nota oficial do ministério. Permanecem no cargo, além de Augustin, a procuradora-geral da Fazenda Nacional, Adriana Queiroz de Carvalho, e o secretário de Acompanhamento Econômico, Antônio Henrique Silveira.