A assessoria de transição da presidente eleita Dilma Rousseff acabou de confirmar o nome de mais quatro ministros que irão compor o primeiro escalão do próximo governo, além do novo chefe de gabinete da Presidência.
[SAIBAMAIS]Sem muitas surpresas, a nota oficializa a permanência do ministro da Defesa Nelson Jobim (PMDB) no governo nos próximos quatro anos. Jobim foi convidado por Dilma a permanecer no cargo que assumiu em julho de 2007, durante o segundo mandato do presidente Lula, após a crise aérea.
O atual secretário-geral do Itamaraty, o embaixador Antonio Patriota assumirá o Ministério das Relações Exteriores. Patriota é ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos e assumirá a cadeira de Celso Amorim.
Fernando Pimentel (PT), ex-prefeito de Belo Horizonte, ficará à frente do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
O titular do Ministério de Ciência e Tecnologia será o senador Aloisio Mercadante (PT) já cotado para assumir o cargo desde o começo do mês.
O geólogo e ex-assessor de Dilma na Casa Civil, Giles Azevedo, será o novo chefe de gabinete da presidente eleita.
Segundo a nota, Dilma orientou os novos auxiliares a trabalhar de forma integrada com os demais setores do governo para cumprir o programa de desenvolmento com distribuição de renda e estabilidade econômica, promovendo avanços e assegurando melhoria de vida para todos os brasileiros.