Politica

Patriota, diplomata de carreira no comando do Itamaraty

postado em 15/12/2010 19:16
O embaixador Antonio de Aguiar Patriota, 56 anos, é o ministro das Relações Exteriores do futuro governo. O escolhido da presidenta eleita Dilma Rousseff é o atual secretário-geral do Itamaraty. Patriota vai substituir Celso Amorim, que chefiou o Ministério das Relações Exteriores durante os dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De 2007 a 2009, Patriota foi embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Há dois anos tornou-se secretário-geral do MRE, no lugar do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, que assumiu a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE).

Patriota ocupou também a Subsecretaria-Geral de Política do MRE e a chefia de gabinete do chanceler Amorim. No exterior ocupou ainda postos importantes, como o comando de missões brasileiras em organismos internacionais em Genebra (Suíça), de 1999 a 2003, e a chefia da representação do Brasil nas Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos.

Nascido no Rio de Janeiro, Patriota é formado em filosofia pela Universidade de Genebra. É diplomata desde 1979.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação