postado em 20/12/2010 16:21
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a rebater nesta segunda (20) as críticas à interferência do Brasil na defesa política nuclear do Irã, quando conversou com o presidente Mahmud Armadinejad sobre enriquecimento de urânio. Lula disse que, poucos dias antes de conversar com o presidente iraniano, recebeu uma carta do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que apresentou algumas condições.Durante as negociações, segundo Lula, Armadinejad teria dito que estava disposto a sentar à mesa de negociação com a Comissão de Genebra. ;As condições aceitas pelo Armadinejad eram exatamente as mesmas propostas pelo Obama. Mesmo assim, os países do Conselho de Segurança da ONU [Organização das Naçõe Unidas] resolveram punir o Irã;, disse Lula. ;Era preciso punir o Irã porque Brasil e Turquia tinham se metido numa seara que não era considerada de país emergente, mas apenas do Conselho de Segurança [das Nações Unidas];, completou.
Ao participar de cerimônia de apresentação de generais recém promovidos, Lula falou também que não haverá paz no Oriente Médio ;enquanto os Estados Unidos forem os tutores da paz;, disse. ;É preciso distensionar a mesa de negociação;, comentou. Para Lula, o Conselho de Segurança da Onu não pode ser ;um clube de amigos;, mas sim, uma ;instituição ativa;, da qual façam parte outros
países.
Lula também disse que, há poucos dias de deixar o governo, encontra o povo brasileiro com uma autoestima nunca antes vista. E falou sobre as grandes obras que deixará, como a das hidrelétricas de Santo Antônio, Jirau e Belo Monte. ;As três maiores do mundo;, disse Lula. E citou também as obras em ferrovias.
Outro projeto destacado por Lula foi a transposição do Rio São Francisco. ;Levaremos água para o maior semiárido habitado do planeta Terra;. E brincou com as críticas que recebeu no início do mandato quando resolveu adquirir um avião novo para as viagens presidenciais. ;Quando compramos o avião, vocês sabem o que passamos. Comprei o avião para não passar vergonha. Disseram que o avião era meu. Chamaram de aerolula. Agora, vai ser o aerodilma;, comentou.