Politica

Recuperação de Alencar surpreende os médicos

Vice-presidente passa o Natal internado, mas mantém as esperanças de estar em Brasília para acompanhar a posse de Dilma Rousseff no dia 1°

postado em 26/12/2010 09:43
São Paulo ; O vice-presidente da República, José Alencar, surpreendeu médicos e familiares na noite de Natal. De um quadro crítico de hemorragia digestiva que parecia não ter solução, ele apresentou melhora ontem a ponto de os médicos que cuidam de sua saúde já considerarem a hipótese de ele estar presente na posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, em Brasília, no próximo sábado. ;Sua recuperação nas últimas 24 horas foi surpreendente;, disse ontem o médico Roberto Kalil Filho.

Alencar passou o Natal com sua família na unidade de tratamento intensivo (UTI) do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Houve ceia, troca de presentes e ele comeu até panetone na virada do dia 25. Faltando uma hora para o Natal, ele recebeu uma ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o desejou Feliz Natal e disse esperá-lo na cerimônia de posse.

De acordo com o último boletim médico divulgado ontem, o quadro de Alencar é estável. ;A hemorragia está controlada, mas pode voltar;, ponderou Kalil Filho. Para conter o sangramento, o político está sendo tratado com antibióticos. Já o câncer que causa a hemorragia não pode ser tratado nos próximos meses porque o organismo do paciente não resiste mais aos efeitos pesados da quimioterapia.

A equipe médica também não pretende mais fazer cirurgias em Alencar. Ele já passou por 17 e a última teve de ser interrompida por causa de tecidos necrosados que impedem os médicos de chegarem ao tumor principal. Na sexta, quando havia dificuldade de conter o sangramento, os médicos pensaram em fazer um procedimento chamado arteriografia, espécie de cateterismo. O objetivo seria identificar o ponto exato do sangramento. No entanto, a hemorragia acabou contida graças aos efeitos do medicamento e a equipe médica descartou o exame.

O médico Paulo Hoff, da equipe que cuida do vice-presidente, disse que Alencar fala a toda hora que pretende estar na posse de Dilma. Para parentes, além de expressar o desejo de ver Luiz Inácio Lula da Silva passar a faixa presidencial, Alencar diz que é ;uma questão de honra; exercer o mandado de vice-presidente até o fim. ;A ida de Alencar a Brasília no dia 1; dependerá da evolução do quadro clínico. Vamos ver como ele estará no dia 31;, ressaltou Hoff.

José Alencar está com 79 anos e teve de ser internado às pressas há quatro dias, com quadro grave de hemorragia. Na quarta-feira, o paciente passou pelo momento mais crítico desde que trata de um câncer no abdome, há 10 anos.

Visitas
Na véspera do Natal, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e o governador eleito, Geraldo Alckmin (PSDB), visitaram o vice-presidente. Os dois saíram do hospital surpresos com a vontade de viver e a determinação que Alencar demonstra. ;Ele estava muito bem disposto e conversando. Ele não queria deixar a gente sair do quarto;, disse Kassab.

OPNIÃO DO INTERNALTA

Leitores do Correio
comentam a luta de José Alencar contra um tumor na região abdominal


A fé é maior do que a coragem. Muitos se sobressaem
apenas por serem corajosos, faltando-lhes a fé. A coragem perante a fé não é nada. E José Alencar demonstra uma fé inabalável com seu bom astral.
Geovani Pessoa

Guerreiro
Outro guerreiro que luta bravamente contra um câncer que se alastra pelo seu organismo há 10 anos. José Alencar é um homem de muita coragem. Isso sim que é coragem. Coragem verdadeira é quando estamos diante da morte e encaramos com altivez a indesejável.
Ardel Llago

Perseverança
Este homem é um exemplo de perseverança e vontade de viver. Força, Alencar!
Fábio Ribeiro

Legado
O legado Alencar: a resistência silenciosa que consolida as suas virtudes. Mensagem real e que, mesmo na dor, transcende as ideologias e ensina caminhos certos à dignidade humana. Esdras Júnior

Força

Força, Alencar!
André Santos

Sem desistência
Esse cara é um grande guerreiro. Qualquer um já teria desistido da vida. Ele é forte demais.
Elias Júnior

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação