Politica

Melhora de Alencar faz médicos projetarem chance de ele estar na posse

postado em 27/12/2010 09:30
São Paulo ; O quadro clínico do vice-presidente José Alencar teve mais uma evolução ontem. Depois de um Natal preocupante, o político não teve mais hemorragias e nem precisou fazer transfusão de sangue nem sessões de hemodiálise durante o dia. A recuperação do paciente vem surpreendendo a equipe médica, principalmente porque ele não está mais tomando medicamentos para combater o câncer que se espalha pelo abdome, já que o organismo dele não resiste mais a drogas pesadas.

Segundo o médico Raul Cutait, Alencar está bem. Ontem ele se alimentou normalmente. Conversou com amigos e familiares e se mostrou disposto. A todo instante, ele só fala na posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, marcada para 1; de janeiro. ;Se o quadro permanecer estável, ele poderá comparecer;, disse o médico. Pela manhã, o vice-presidente recebeu a visita do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ao sair do hospital, ele disse ter esperança de que Alencar esteja no evento em Brasília. ;Não é uma opinião médica, mas pela lucidez e pela articulação das palavras, acho que ele vai ter condições de estar lá;, destacou Mantega, que passou 40 minutos conversando assuntos de economia com o paciente.

A Mantega, Alencar ratificou o elogio que havia feito a Dilma a respeito da manutenção do ministro na equipe econômica do governo e aproveitou para se queixar dos juros altos. Por conta dessa reclamação pública, Alencar já havia criado mal-estar nos dois governos de Luiz Inácio Lula da Silva. Mantega agradeceu o elogio e prometeu trabalhar para baixar os juros.

;O Alencar é um grande amigo e referência para a equipe econômica, por ser senador e um empresário bem-sucedido;, frisou. Além de Mantega, Alencar recebeu visitas de netos e de outros familiares que estavam ansiosos para vê-lo por conta do Natal. O político está internado há cinco dias em função de uma hemorragia grave decorrente de um câncer na região de abdome cujo tratamento já dura 14 anos e o fez passar por 17 cirurgias.

Vigília
Às 6h de ontem, um grupo de oito senhoras devotas de Nossa Senhora de Aparecida fez uma oração ao lado do Hospital-Sírio Libanês a favor de Alencar. ;Uma vez, assistimos a uma entrevista dele na televisão em que pedia para orarmos por sua saúde. Resolvemos fazer algo discreto aqui no hospital para não chamar a atenção da mídia;, disse a dona de casa Maria de Fátima Salgado, 53. Ela disse estar comovida com a luta de Alencar pela vida. ;Ele é um exemplo nacional de fé, perseverança e otimismo. Deveríamos seguir o seu exemplo;, ressaltou a aposentada Isabel Fontenelle, 62.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação