Politica

Posse de Dilma promete grande presença do público feminino

postado em 29/12/2010 08:46
;Será um momento histórico. A Dilma será a primeira mulher da história do país a assumir a Presidência. Eu não podia deixar de vir a Brasília e participar.; A frase é da estudante paranaense do ensino médio Kamilla Kristina, de 15 anos. Ela saiu de Foz do Iguaçu e veio a Brasília, sozinha, para prestigiar o evento. O sentimento é compartilhado por outras mulheres, que também veem a posse de Dilma Rousseff, em 1; de janeiro, como um momento especial. ;Pela primeira vez sairemos do contexto político em que só homens chefiavam o país;, comemora a professora Marli Coelho, 68 anos.

A chuva pode atrapalhar os planos. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais diz que a probabilidade de ocorrerem tormentas é de 90%. ;Com tempo ruim ou não, calculamos que 20 mil pessoas estarão lá para ver a passagem da faixa presidencial. Essa é a expectativa. Difícil é saber se as mulheres serão maioria. Mas, pelo que tenho visto, há forte mobilização da secretaria nacional de mulheres do PT e virão várias caravanas de movimentos feministas;, avalia Jorge Coelho, secretário nacional de mobilização do PT. ;Acho, inclusive, que não será qualquer chuva que fará a presidente eleita desistir de discursar ao povo no parlatório;, complementa.

;Eu vim para ver a Dilma e o Lula. Gosto dos dois e adoro política. Se votasse, seria nela com certeza. Gosto do jeito que ela comanda e como é exigente. Se não chover, a Esplanada vai estar cheia;, aposta Kamilla Kristina, hospedada na casa de amigos de familiares.

No dia da posse, seis tendas do PT estarão montadas para dar apoio à população. Serão distribuídos lenços comemorativos e água, item essencial para a funcionária pública Patrícia Lima, 40 anos, que pretende levar os quatro filhos à Esplanada. ;Minha sobrinha que mora em Londres e está aqui em Brasília também quer ir. A ideia é levarmos bicicletas e patins para as crianças se divertirem;, conta. A expectativa da família é de que a primeira presidenta do país faça um bom governo.

Sucesso
A baiana Alda Maria, 42 anos e há 20 morando na capital, também acredita que Dilma será uma boa gestora. Ela diz que terá uma missão ;sob encomenda; no dia da posse. ;Vou ter que tirar uma foto da presidente para mandar aos familiares na Bahia. Minha irmã estava aqui na posse do Lula em 2003 e fotografou de pertinho o presidente. As fotos foram mandadas para nossa cidadezinha e fizeram sucesso por lá. Agora, minha obrigação é tirar uma foto da presidente eleita para prosseguir com o ritual;, diz.

Do estado do presidente Lula, a costureira pernambucana Ivone Marques do Vale, 52 anos, também veio a Brasília, pela primeira vez, visitar a filha. Ela planejou desde que saiu de Pernambuco ir à posse da presidente Dilma com a filha mais nova e o sogro. ;Por ela ser mulher, o momento é especial. Não perderemos a posse de jeito nenhum. Votamos nela e a expectativa é a melhor possível;, conta.

Kamura escalado

Diego Abreu

Dilma Rousseff vai estar acompanhada no dia 1;, ao longo de todos os passos da posse, do cabeleireiro Celso Kamura. Ele é o responsável pelo visual que a petista ganhou em maio, no período de pré-campanha, quando ela surpreendeu ao aparecer com cabelos mais curtos e num tom avermelhado. Procurado, o governo de transição confirmou que Kamura estará ao lado de Dilma no sábado, para fazer os retoques necessários.

A assessoria do cabeleireiro informou que ele vai passar o ano-novo em Brasília, mas não soube detalhar se Kamura vai fazer o cabelo e maquiagem da sucessora do presidente Lula para a noite de réveillon. Responsável por mudar o visual de diversos políticos, como as senadoras petistas Ideli Salvatti e Fátima Cleide, o cabeleireiro ganhou a confiança de Dilma e deverá atender com frequência a futura presidente durante sua gestão à frente do Palácio do Planalto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação