Agência France-Presse
postado em 31/12/2010 13:59
O vice-presidente cubano José Ramón Machado representará seu país neste sábado, na posse de Dilma Rousseff na presidência do Brasil, um aliado econômico de Havana na América Latina, anunciou nesta sexta-feira um comunicado oficial.Machado chefia a delegação do governo Raúl Castro, também integrada pelo chanceler Bruno Rodríguez e o secretário de Conselho do Estado, Homero Acosta, precisa a nota publicada no jornal oficial Granma.
Cuba diz esperar que com o governo Rousseff cresçam as "muito boas" relações econômicas e políticas mantidas com o presidente em final de mandato Luiz Inacio Lula da Silva.
Durante o governo Lula, amigo de longa data do líder Fidel Castro, o Brasil se transformou no segundo parceiro de Cuba na América Latina - depois da Venezuela -, com um comércio bilateral calculado, em 2003, em 200 milhões de dólares e que agora, pode representar o triplo.
Os dois países mantêm negócios e acordos de cooperação em diversas áreas, entre elas uma empresa mista para a modernização e ampliação do Porto de Mariel, 50 km a oeste de Havana, para o qual o Brasil concedeu empréstimo de 300 milhões de dólares.