Politica

Dilma diz que é presidente de todos e promete continuar trabalho de Lula

postado em 01/01/2011 21:18

Dilma discursa ao lado de Temer: 'Cuidarei com muito carinho dos mais frágeis e necessitados'
Dilma Rousseff foi empossada neste sábado (1/1) como a primeira mulher presidente do Brasil. A cerimônia de posse começou no início da tarde, por volta das 14h30. Por causa da forte chuva que caiu na capital federal, a petista desfilou em carro fechado - no Rolls-Royce presidencial - da Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional. Ela sorriu bastante e acenou para o público presente.

A presidente chegou ao plenário da Câmara, onde ocorreu a solenidade de posse, por volta das 14h40 e entrou pela chapelaria, devido à chuva. Dilma estava acompanhada do vice-presidente, Michel Temer. A sessão solene foi aberta pela presidente do Senado, José Sarney (PMDB), e, em seguida, a petista prestou o compromisso constitucional de "manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis e promover o bem geral de todos os brasileiros, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil". Temer também fez o juramento e os dois assinaram, às 15h, o livro dos presidentes.

[SAIBAMAIS]Depois de ser empossada, Dilma fez o primeiro discurso como presidente da República. Ela estava bastante emocionada e foi muito aplaudida por todos os presentes. A petista disse que ela e o vice-presidente Michel Temer se sentem "responsáveis" por seguir o caminho iniciado por Luiz Inácio Lula da Silva e José Alencar. "A partir deste momento, sou a presidente de todos os brasileiros". Ela destacou ainda que o Brasil está em um ótimo período e citou os milhões de empregos criados e o fim da dependência do Fundo Monetário Internacional (FMI). "Reduzimos nossa histórica dívida social, resgatando brasileiros da tragédia da miséria", comemorou.

Dilma deixou o Congresso Nacional pela rampa, onde acompanhou, sob o som do Hino Nacional, 21 tiros de canhão, disparados do canteiro central. Uma multidão estimada pela Polícia Militar em 30 mil pessoas ovacionou a presidente, que seguiu em carro aberto em direção ao Palácio do Planalto para receber a faixa presidencial.

Após a cerimônia de entrega de faixa, Dilma acompanhou o Hino Nacional, ao lado de Lula, da ex-primeira-dama, Marisa Letícia, de Michel Temer e a esposa, Marcela Tedeschi. No discurso, ela disse que estava muito feliz como poucas vezes esteve em toda a vida por ser a primeira mulher eleita presidente do Brasil. Dilma prestou homenagem à Lula e agradeceu ao ex-presidente por ter aprendido tanto e por ter convivido todos esses anos ao lado dele. A presidente ressaltou que será uma tarefa desafiadora suceder Lula, mas garantiu que saberá honrar esse legado e consolidar as conquistas do governo. "Já fizemos muito nos últimos oito anos, mas ainda podemos fazer mais e melhor. É tempo de união para o Brasil continuar crescendo para as atuais e as futuras gerações", exaltou.

"Cuidarei com muito carinho dos mais frágeis e necessitados, de todos os brasileiros e brasileiras", disse a presidente durante discurso. Em seguida, ela afirmou que governará de braços abertos e com espírito de união. "Buscarei apoio e respeitarei as criticas".

Logo depois do discurso no parlatório, Dilma e Temer entraram na sede do prédio para receber os cumprimentos das autoridades internacionais que vieram à Brasília para acompanhar a cerimônia de posse. A presidente também empossou os 37 ministros. Eles foram chamados um a um para assinar o termo de posse.

Por volta das 19h, a presidente chegou ao Palácio do Itamaraty para o coquetel de comemoração e encerramento da cerimônia de posse. Ela usava a faixa presidencial e acenou para os jornalistas que estavam presentes no saguão de entrada do prédio.

Ouça íntegra do discurso de Dilma no Congresso Nacional

Ouça íntegra do discurso de Dilma no parlatório

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação