postado em 02/01/2011 15:47
O ex-ministro das Relação Exteriores, Celso Amorim, entregou o posto na tarde deste domingo (2/1) ao colega Antonio Patriota, na Sala dos Tratados do Ministério das Relações Exteriores. Ele fez um dicurso emocionado e deixou um conselho à Patriota: "Confie no seu julgamento e estará, na grande maioria das vezes, fazendo a melhor das escolhas", disse.A cerimônia de transmissão de cargo terminou agora a pouco e o novo chanceler do Brasil recebe os cumprimentos de diversos embaixadores que estiveram presentes no Itamaraty, entre eles dos Estados Unidos, da França, do Reino Unido, do Irã e da Venezuela.
Durante discurso, Patriota assumiu que quer um contato maior com o executivo, o legislativo e o judiciário, além de todos os estados da federação. O ministro destacou ainda que vai trabalhar bastante pela América do Sul.
Antonio Patriota ocupou a Secretaria-Geral do Itamaraty durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo cargo mais importante na estrutura do ministério. O chanceler foi embaixador do Brasil em Washington, nos Estados Unidos, entre 2007 e 2009.