postado em 05/01/2011 17:51
O ex-vice-presidente José Alencar realiza mais exames na tarde desta quarta-feira (5/1), para identificar o ponto do sangramento na região abdominal. Segundo a assessoria do Hospital Sírio-Libanês, em São paulo, Alencar realiza exame de arteriografia, uma radiografia arterial.A hemorragia começou no dia 22 de dezembro. Ontem, o ex-vice-presidente voltou a ter sangramentos e retornou para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica do hospital. O tratamento para o câncer e as sessões de hemodiálise também foram retomados nesta terça.
17 cirurgias
Há 13 anos, Alencar luta contra o câncer descoberto após um checape. O primeiro tumor foi encontrado no rim direito e, em seguida, surgiu outro no estômago. Ambos foram retirados em 1997. Em 2000, uma nova cirurgia retirou um tumor na próstata. Depois da remoção de outros nódulos no abdômen, Alencar recebeu o diagnóstico de câncer no intestino.
Até hoje, o ex-vice-presidente foi submetido a 17 cirurgias. A mais recente ocorreu em 22 de dezembro do ano passado, em caráter de urgência, já que o paciente tinha quadro de hemorragia digestiva grave. Há duas semanas, o político foi submetido a um procedimento para conter um sangramento intestinal causado por um tumor que invade o intestino delgado, mas os médicos descartaram a realização de uma nova cirurgia. Em 30 de dezembro, após oito dias, Alencar foi transferido da UTI Cardiológica para um apartamento.