Politica

Suplente de deputado do Rio quer tomar posse mesmo sendo 28ª colocada

postado em 29/01/2011 19:23

Após receber 352 votos dos mais de 7 milhões válidos no Rio de Janeiro, a suplente do deputado federal Blanche Bittencourt (PT-RJ) veio a Brasília para reivindicar o direito de tomar posse como substituta do deputado eleito Luiz Sérgio, que assumiu o cargo de ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência. Blanche, que é cadeirante, afirma que cumpriu todos os procedimentos necessários e tem direito preferencial de assumir a vaga, mesmo sendo a 28; suplente do Partido dos Trabalhadores.

O desembargador Nametala Machado Jorge, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fluminense, diplomou Blanche no dia 17 de dezembro como 28; suplente do PT. O secretário-geral da Mesa da Câmara dos Deputados, Mozart Viana, afirma que o número de suplentes diplomados varia em cada tribunal. "No Rio de Janeiro eles diplomaram até o terceiro, e talvez porque ela pediu o desembargador diplomou-a também, mas ela é 28; colocada. As vagas são preenchidas seguindo a ordem de suplência", explica.

Blanche esteve na Câmara dos Deputados e chegou a entregar documentos e assinar livros. Ela afirma que não tem a intenção de passar na frente dos demais suplentes, mas apenas "exercer seus direitos". "Sou a única mulher cadeirante deputada do Rio de Janeiro e exijo um tratamento diferenciado", diz. No entanto, o secretário-geral da mesa não acha que seja possível a tomada de posse. "Acho muito difícil, inclusive procurei checar se a condição dela como portadora de necessidades especiais confere algum direito de passar na frente dos outros. Mas pela Lei Eleitoral o candidato concorre em igualdade de concorrência com os outros, então o que vale é a ordem de votação obtida", finaliza Mozart.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação