Politica

Mabel confirma candidatura à Câmara e diz que prefere "morrer em pé"

postado em 31/01/2011 12:45
Brasília - Candidato avulso à presidência da Câmara, o deputado Sandro Mabel (PR-GO) confirmou hoje (31) que continua na disputa mesmo com as ameaças de expulsão de seu partido. A eleição está marcada para amanhã (1;) à noite e, mesmo com o anúncio de sua candidatura, Mabel ainda não fez o registro oficial na Secretaria-Geral da Mesa.

;Minha candidatura está mantida. Prefiro morrer em pé do que viver acorrentado agachado. É uma disputa que vai até o fim;, disse. Ele acrescentou que não trabalha ;com a eventualidade; da presidenta Dilma Rousseff pedir que desista da disputa.

Mabel tem a independência como uma das plataformas de sua campanha. Mas, esclarece que não é a independência em relação à oposição na Casa, mas sim, nas questões do Legislativo. ;Vamos ajudar ; e muito ; a presidenta. Mas, nas questões aqui da Câmara, vamos pedir para que não se mexam nas emendas individuais, por exemplo;, comentou.

Ainda em defesa das emendas individuais de parlamentares ao Orçamento, Mabel entregou hoje no Palácio do Planalto uma carta à presidenta Dilma Rousseff. "As emendas são o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] da Câmara dos Deputados. É com esses recursos que são atendidos municípios pequenos e longíncuos", diz na carta. Ele pediu também a manutenção das emendas sem cortes. Prometeu, ainda, se eleito, a aprovação de um projeto que torne impositiva as emendas individuais.

O atual presidente da Casa e candidato com o apoio de 21 dos 22 partidos, o deputado Marco Maia (PT-RS), disse que, no momento, não está preocupado com o relacionamento com o Executivo. ;Sou um candidato independente e autônomo. O relacionamento com o Executivo será feito à luz dos consensos discutidos pelos partidos e deputados desta Casa;, comentou.

A eleição está marcada para amanhã à tarde na Câmara. Serão escolhidos, além do presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários, que integram a Mesa Diretora. Quatro suplentes de secretários também serão escolhidos. A disputa pelos cargos é feita com base na proporcionalidade dos partidos na Casa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação