A sessão solene de posse dos senadores eleitos em outubro de 2010 começou por volta das 10h20 desta terça-feira (1;/2). A abertura foi feita pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-PA). Em seu discurso de abertura, o senador destacou o papel da Casa no desenvolvimento do país. Também manifestou confiança na gestão Dilma Roussef à frente do Executivo. A cerimônia dará posse a 54 parlamentares, sendo eles, 32 estreantes, 17 reeleitos e cinco que já foram senadores.
O movimento no Congresso Nacional é intenso e promete esquentar ainda mais na parte da tarde quando haverá a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado. O candidato à presidência do Senado, Randolfe Rodrigues (PSOl-AP), disse, antes de iniciar a solenidade, que conversou com vários partidos e lideranças em busca de apoio e, ainda afirmou, que o Brasil precisa de referência política.
A deputada Marinor Brito (PSOL-PA) falou que candidatura do seu partido é um combate contra a continuidade na presidência do Senado nos últimos anos - o outro candidato à presidência é o senador José Sarney, que tenta o quarto mandato.
Deputados Federais
A sessão de posse dos 513 deputados federais começou, por volta das 10h20 desta terça-feira (1;/12), no Congresso Nacional. O presidente da Casa, Marcos Maciel faz a leitura do compromisso de posse que inicia a solenidade. O plenário está cheio de convidados e o trânsito para quem pretende assistir ao evento é intenso.