Politica

Com a presença de Dilma, presidente do STF abre o Ano Judiciário

postado em 01/02/2011 11:14
Com a presença da presidente Dilma Rousseff, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, abriu os trabalhos do Ano Judiciário de 2011, na manhã desta terça-feira (1/2). Peluso propôs a Dilma a criação do 3; Pacto Republicano entre os poderes. O último foi realizado durante o governo do ex-presidente Luiz inácio Lula da Silva com o objetivo de apovar projetos em prol do desenvovlimento do país com mais justiça e de dar celeridade aos tribunais.

O presidente do STF também destacou a importância da indepêndencia entre os poderes, mas ressaltou que é preciso haver harmonia. "Os poderes são independentes, mas não podem deixar de ser harmônicos entre si", afirmou Peluso. Ele sugeriu ainda à presidente da República que seja criada no país uma universidade multidisciplinar voltada para a formação de profissionais nas áreas de segurança pública e desenvolvimento social. Dilma não discursou durante o evento e saiu sem dar entrevistas.

Manifestação
Enquanto ocorria no Plenário do STF a abertura do Ano Judiciário, cerca de 100 manifestantes protestavam na Praça dos Três Poderes em prol da liberdade do ex-ativista italiano Cesare Battisti. A Suprema Corte deve decidir ainda este mês se atenderá ou não a decisão de Lula de não extraditá-lo para a Itália.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação