Politica

Jair Bolsonaro (PP-RJ) vai disputar a Presidência da Câmara

postado em 01/02/2011 16:30
O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) registrou há pouco sua candidatura à Presidência da Câmara. Ele participa da disputa como candidato avulso, pois seu partido já declarou apoio à candidatura de Marco Maia (PT-RS).

Bolsonaro é o terceiro candidato ao cargo. Além dele, o deputado Sandro Mabel (PR-GO) já registrou sua candidatura. Marco Maia, que tem o apoio de 21 dos 22 partidos com representação na Casa, registrará sua candidatura às 15h30.

Jair Bolsonaro disse que se candidatou com a intenção de passar aos mais novos a mensagem de que não se deve aceitar imposição de candidatura do Executivo. Ele afirmou que ;não tem ilusão nem voto;, não tem adeptos como o candidato avulso Sandro Mabel nem ministérios ou estatais para oferecer em troca de votos.

"Nós não podemos continuar aceitando nomeações de Presidente da Câmara dos Deputados. A do Marco Maia, em que pese todas suas virtudes, ele é homem de confiança da presidente da República. A pauta, por exemplo, vai continuar sendo feita lá na Casa Civil junto à Presidência da República. Não somos nós", disse Bolsonaro.

Na avaliação do parlamentar, "talvez até o Sandro Mabel venha a desistir, porque ele está sofrendo pressões fortíssimas. Daí seria o Marco Maia o único candidato". Ele também questionou: "Será que o Brasil está indo tão bem assim que nós não devemos ter uma candidatura alternativa?".

Jair Bolsonaro reconheceu que não tem chances de ganhar a disputa, mas explicou por que, mesmo assim, decidiu registrar candidatura. "É muito difícil convencer deputados a votar em mim. Os líderes aqui negociam ministérios e estatais. Eu não tenho nada a oferecer. Eu só tenho aqui a honestidade e compromisso de nós fazermos com que venhamos a pautar a imprensa, e não a imprensa nos pautar. Minha quantidade de votos vai ser ínfima, mas quero dar recado de que temos oposição aqui dentro. Quero mostrar que não podemos aceitar nomeação de presidente e ficarmos aqui como meros apertadores de botão por ocasião das votações desta Casa".

Na avaliação de Jair Bolsonaro, os candidatos à presidência não devem fazer promessas de benfeitorias à própria Câmara, como a construção de anexos, e sim, promessas de aprovar projetos em benefício da população.

Perfil
Militar e professor de Educação Física, Jair Bolsonaro está em seu sexto mandato de deputado federal. Na Câmara, o parlamentar já atuou nas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania; de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Direitos Humanos e Minorias; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Bolsonaro é autor de diversas declarações polêmicas. Em 2010, por exemplo, o deputado disse ser a favor de surras em crianças e adolescentes para não se tornarem homossexuais. Em 2000, ele defendeu a utilização da tortura em casos de tráfico de droga e sequestro e a execução sumária em casos de crime premeditado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação