Politica

Começa o processo de votação da Mesa Diretora da Câmara

postado em 01/02/2011 20:14

Os deputados iniciaram a votação secreta para escolher o novo presidente da Câmara e os integrantes da Mesa Diretora no biênio 2011-2012. Segundo o artigo 7; do Regimento Interno da Câmara, para ser eleito em primeiro turno o candidato precisará obter a maioria absoluta dos votos e no segundo turno precisará obter a maioria simplesQuorum necessário para a aprovação de grande parte das matérias, equivalente ao voto de mais de 50% dos deputados presentes em Plenário. Porém, para que uma proposta seja aprovada com maioria simples dos votos, é necessário que esteja participando da votação a maioria absoluta dos deputados (o que equivale a 257 parlamentares). , presente a maioria absoluta dos deputados.

Caso o primeiro colocado não alcance a maioria absoluta no primeiro turno, disputará com o segundo mais votado em outro escrutínio.

A apuração dos votos para os candidatos aos demais cargos da Mesa ocorrerá somente depois da posse do novo presidente.

Candidatos

Quatro deputados concorrem ao cargo de presidente da Câmara: Chico Alencar (Psol-RJ), Jair Bolsonaro (PP-RJ), Marco Maia (PT-RS) e Sandro Mabel (PR-GO).

Para os outros cargos da Mesa Diretora, concorrem os seguintes deputados:
- 1; Vice-presidência: Rose de Freitas (PMDB-ES)
- 2; Vice-presidência: Eduardo da Fonte (PP-PE) e Rebecca Garcia (PP-AM)
- 1; Secretaria: Eduardo Gomes (PSDB-TO)
- 2; Secretaria: Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP)
- 3; Secretaria: Inocêncio Oliveira (PR-PE)
- 4; Secretaria: Júlio Delgado (PSB-MG)
Suplências: Manato (PDT-ES), Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE), Geraldo Resende (PMDB-MS) e Sérgio Moraes (PTB-RS)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação