Politica

Sarney anuncia comissão especial para reforma política

Presidente reeleito do Senado, no entanto, alertaoupara ação de 'interesses corporativos'

postado em 01/02/2011 20:54
O presidente do Senado, José Sarney, anunciou na tarde desta terça-feira (2), que vai criar uma comissão especial para discutir e apresentar, ainda no primeiro semestre deste ano, uma proposta de reforma política. Entre seus compromissos antes de assumir novamente a Presidência da Casa para o biênio 2011-2012, Sarney disse que esta seria uma de suas prioridades.

- Vou convocar os presidentes dos partidos políticos; vou pessoalmente procurá-los. Vou fazer uma comissão para, com prazo certo, apresentar propostas - prometeu.

Ao chegar ao Senado pela manhã, Sarney havia alertado para a necessidade de se tentar a reforma já em 2011, primeiro ano da nova legislatura. A experiência mostraria que a partir do segundo ano uma reforma política teria muitas dificuldades em ser aprovada, especialmente por causa da ação de "interesses corporativos".

Após dirigir a 3; reunião preparatória para a escolha dos membros titulares da Mesa do Senado, o presidente Sarney, em rápida entrevista à imprensa, disse esperar alguma dificuldade para a próxima etapa: a eleição dos presidentes das 11 comissões permanentes da Casa.

- Não tenho bola de cristal, mas acho que comissão tem sempre problema - disse.

Apesar de escolhidos os vice-presidentes e secretários da Mesa, ainda devem ser eleitos os quatro suplentes, a serem indicados na reunião agendada para as 13h desta quarta-feira (3). Na sequência, também ocorrerá, às 16h, a sessão solene do Congresso Nacional destinada a inaugurar a 1; Sessão Legislativa Ordinária da 54; Legislatura, no Plenário da Câmara dos Deputados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação