Politica

Com 375 votos, Marco Maia é reeleito presidente da Câmara

postado em 01/02/2011 22:45

Maia assumiu a presidência da Câmara após Michel Temer renunciar para concorrer à vice-presidência da República no ano passadoCom 375 dos 509 votos válidos, Marco Maia (PT-RS) foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados. Depois de mais de três horas de votaçao, o anúncio foi feito pelo deputado Henrique Eduardo Alves, que presidiu a sessão. Das candidaturas avulsas, Sandro Mabel (PR-GO) recebeu 106 votos, Chico Alencar (PSol/RJ) 16 votos e Jair Bolsonaro(PP/RJ), 9. Houve três votos em branco e nenhum nulo.

Em discurso, Maia agradeceu a todos que o apoiaram e parabenizou os demais candidatos à presidência da Casa. Elogiou em especial o deputado Sandro Mabel pela persistência e pela garra durante a eleição. Descontraído, Maia disse que fará uma gestao "tão boa" que os deputados irão pedir para que ele fique por mais dois anos. Parabenizou ainda o deputado Henrique Eduardo Alves, que presidiu a sessão, pelos 11 mandatos como deputado federal.

Para os outros cargos da Mesa Diretora, os eleitos forão:

1; Vice-presidência: Rose de Freitas (PMDB-ES), 450 votos
2; Vice-presidência: Eduardo da Fonte (PP-PE), 288 votos
1; Secretaria: Eduardo Gomes (PSDB-TO), 474 votos
2; Secretaria: Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), 455 votos
3; Secretaria: Inocêncio Oliveira (PR-PE), 421 votos
4; Secretaria: Júlio Delgado (PSB-MG), 451 votos
Suplências: Manato (PDT-ES), Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE), Geraldo Resende (PMDB-MS) e Sérgio Moraes (PTB-RS)

De acordo com a Secretaria Geral da Mesa da Câmara, o tempo médio de votação dos parlamentares foi de dois minutos e meio para escolher os 11 cargos.

Perfil
Marco Maia tem 45 anos e é natural de Canoas/RS. Foi reeleito para o seu terceiro mandato parlamentar (2011-2015) e continua o trabalho realizado na presidência da Câmara até 2012, cargo que assumiu no ano passado, após Michel Temer ter renunciado para concorrer à vice-presidência da República.

Iniciou sua carreira política no movimento sindical, assumiu seu primeiro posto no governo na Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Maia assumiu seu primeiro mandato em 2005 e foi reeleito em 2006. Em outubro de 2010, conquistou seu terceiro mandato.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação