Politica

Dilma pede colaboração do Congresso para melhorar qualidade dos gastos

postado em 02/02/2011 16:17

Durou cerca de 2h a cerimônia que deu início aos trabalhos legislativos da 54; Legislatura. Ás 16h10, o presidente do Senado, José Sarney, abriu a sessão ao lado da presidente da República, Dilma Rousseff, que leu sua mensagem ao Parlamento. Estão presentes o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, e o presidente da Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski.

No momento em que foi mais aplaudida, a presidente repetiu a parte do discurso onde afirmou que trabalhará em conjunto com as duas Casas para aprovar as reformas política e tributária. Dilma Rousseff reconheceu, em seu compromisso com a implementação de uma reforma tributária, a necessidade de uma melhoria na qualidade do gasto público. "Isso não se fará sem grandes esforços e sem a imprescindível colaboração do Congresso Nacional", disse Dilma, ao ler a mensagem encaminhada ao Parlamento.

[SAIBAMAIS]Estabilidade financeira
Dilma lembrou suas propostas de governo, destacou as áreas prioritárias e afirmou que trabalhará para aprovar as reformas política e tributária. "Não permitiremos que a inflação volte a corroer nosso tecidos economicos e a penalizar os mais pobres", afirmou ao falar sobre o crescimento econômico brasileiro e ao defender a estabilidade financeira.

Prevenção de desastres

Ela convocou os parlamentares, deputados municipais e estaduais a fazerem um pacto de avanço social para combater a miséria e garantir os direitos básicos da população. Ela propôs também a criação de medidas que evitem mais tragédias causadas pelas chuvas em todo o Brasil. Dilma citou a instalação de um Sistema Nacional de Prevenção e Alerta de Desastres Naturais para evitar mais mortes como as causadas na região serrana do Rio de Janeiro neste ano. "Adotaremos ações efetivas e integradas nas áreas saúde, educação e seguranças atendendo as aspirações do povo brasileiro".

Prioridade

Dilma destacou a educação como uma de suas prioridades. A presidente relembrou as promessas de campanha e de governo como a ampliação de creches e escolas técnicas, mais investimento no setor e a valorização do professor. Disse que as riquezas do Pré-sal será investida na melhoria de vida da população.

Após o discurso de Dilma, os presidentes do STF, Cezar Peluso, e do TSE, Ricardo Lewandowski e os presidentes da Câmara, Marco Maia, e do Senado, José Sarney tambpem discursaram.

A Guarda de Honra da Bandeira Nacional e a Banda do 1; Regimento e Cavalarias de Guarda participam da solenidade. Já foi realizada a Salva de Gala, com 21 tiros de canhão. O presidente do Senado, José Sarney, passou as tropas em revista.

* Com informações da Agência Senado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação