postado em 07/02/2011 16:49
A reforma política e a reforma tributária farão parte da agenda de discussões do seminário do Partido dos Trabalhadores (PT) que começa nesta segunda-feira (7/2), em Brasília. Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), a reforma política é um dos temas prioritários para o partido. ;Temos discutido amplamente esse tema. Já colocamos como prioridade em outros momentos e vamos recolocá-lo como prioridade;. Maia disse ainda que a reforma tributária também vai entrar na pauta de discussões do partido além de temas como o combate à pobreza e o meio ambiente.
O presidente do PT, José Eduardo Dutra, disse que a reforma política é o tema principal. ;Eu diria que a reforma política é mais importante até do que a reforma tributária porque em relação a este pode-se tomar medidas pontuais;.
Ele afirmou ainda que a sociedade está demandando uma reforma política profunda. ;[Uma reforma] que modifique o modelo das eleições, o financiamento, a fiscalização da política. O Congresso tem que tomar algumas decisões que limitem a ação do judiciário sobre as eleições;.
Dutra citou como exemplo a polêmica levada para o Supremo Tribunal Federal sobre a quem pertencia o mandato do parlamentar, se era ao partido ou se era ao deputado. A Corte decidiu que o mandato pertencia ao partido.
O seminário reúne ministros e parlamentares do partido. Está prevista para hoje a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, e do ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio.